Sociedade

Iniciativa Liberal pede mais explicações sobre Aquapolis antes da votação na Assembleia Municipal

23 set 2022 09:34

"Todo o processo assume contornos pouco transparentes"

iniciativa-liberal-pede-mais-explicacoes-sobre-aquapolis-antes-da-votacao-na-assembleia-municipal
IL quer ver esclarecidas várias dúvidas sobre o negócio do Parque Aquapolis
DR

A Iniciativa Liberal (IL) anunciou hoje que vai pedir para que o ponto da votação da compra dos terrenos para o Parque Aquapolis e Centro Logístico Municipal seja retirado da discussão da Assembleia Municipal de Leiria desta sexta-feira.

Para o Núcleo de Leiria da Iniciativa Liberal, a informação disponibilizada para deliberação relativa à aquisição dos imóveis para futura instalação do Parque Aquapolis e Centro Logístico Municipal é "insuficiente".

"Todo o processo assume contornos pouco transparentes que levantam muitas questões", salienta uma nota de imprensa.

No comunicado assinado pelo deputado Telmo Marques, a IL questiona a "escolha dos terrenos, da sua localização em Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional e a coincidência de serem praticamente todos de um só proprietário".

Outra dúvida que o IL pretende esclarecer é o "critério para implantação de instalações técnicas para Piscina e Centro Logístico Municipal em terrenos leito de cheias, que, com a mais que expectável subida da água do mar nas próximas décadas - resultado das alterações climáticas - fará deste um local particularmente afectado com inundações de águas do Rio Lis e Ribeira do Lena".

"Questionamos a intenção de querer transformar as instalações da antiga Exelis num Centro Logístico Municipal, considerando a necessidade de investimento avultado em novas edificações, ilação esta baseada nas conclusões do avaliador, que refere que os edifícios pré-existentes estão em estado de elevada degradação, não sendo de todo segura a sua utilização, o que obrigaria à sua demolição e posterior construção de novas instalações", acrescenta a nota.

Perguntando pela "prioridade" deste projecto, entre outras questões, o IL afirma que, "tendo em consideração todas estas dúvidas", caso o assunto não seja retirado da agenda da reunião de hoje à noite, o deputado Telmo Marques votará contra, "apelando aos restantes partidos que constituem a Assembleia Municipal que façam o mesmo, na defesa da integridade e respeito que este órgão e os munícipes de Leiria que o elegem, merecem".