Viver

InMusic ajuda a dar apoio psicológico a artistas

12 fev 2021 14:44

Muitos sentem-se agastados, desmotivados, afectados psicologicamente e sem saídas

inmusic-ajuda-a-dar-apoio-psicologico-a-artistas
A ideia surgiu a Faustino, o criador da rubrica, após uma entrevista a Ana Zão que, além de profissional de saúde é pianista
Scott Gruber@Unsplash
Jacinto Silva Duro

Os tempos não estão fáceis para os profissionais de quaisquer ramos de actividade e os músicos de Leiria e os artistas em geral não são excepção.

Muitos sentem-se agastados, desmotivados, afectados psicologicamente e sem saídas.

A pensar neles, o InMusic, ciclo de conversas sobre música, que acontece em Leiria, conduzido por Mickael Faustino, criou um canal de resposta psicológica.

A ideia surgiu a Faustino, o criador da rubrica, após uma entrevista a Ana Zão que, além de profissional de saúde é pianista e coordenadora do Centro Internacional de Medicina das Artes - CIMArt (International Center for Arts Medicine).

O trompista de Leiria sugeriu à médica avançar para uma acção que permitisse criar uma linha de apoio para os artistas. Ana Zão tinha já experiência e trabalho realizados nesse campo, bem como em assistência física, pelo que aceitou prontamente.

“Sou músico e sei o que custa não ter um palco e não ter trabalho. Tentei colocar-me nos sapatos de outros artistas e dos estudantes e se me tivessem tirado todos os meus objectivos de vida... as pessoas não falam, talvez por vergonha, mas há pessoas com grande desânimo e a sofrer muito com esta situação”, conta o músico, sublinhando que os artistas vivem com a sua faceta mais sensível à flor da pele, um lado que, por estes dias, se encontra escondido por um horizonte de negritude, sem fim à vista.

“Acredito que há um estigma muito grande em pedir ajuda.”

O apoio, com a mão do inMusic, está ao alcance de quem dele mais precisa. Basta ir à página de Facebook do InMusic e solicitar o encaminhamento e seguimento, que será realizado com o máximo de discrição e confidencialidade.

“Queremos chegar ao máximo de pessoas, porque sentimos que podemos dar uma ajuda.” Mas há mais novidades no campo da música e no InMusic.

Com o início do primeiro confinamento em Março, Micael Faustino viu-se obrigado a migrar para o mundo digital as suas tertúlias, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, onde trocava por miúdos as complexidades e os mais intrincados detalhes da música contemporânea e as tornava acessíveis aos leigos.

O seu ciclo de conversas presenciais no palco do teatro transformou-se em InMusic em Casa e a popularidade foi tal que, rapidamente, recebeu um convite da RTP 2 para adaptar o conceito ao pequeno ecrã.

Inscrições encerram a 1 de Abril
Prémio InMusic

O InMusic está a organizar o seu primeiro concurso para Sopros e Cordas. Os concorrentes devem ter até 28 anos. O primeiro prémio é de 1250 euros, o segundo,de 500 euros e o terceiro de 250 euros.

Além dos três primeiros lugares, a organização criou o Prémio InMusic – Madeira, o Prémio InMusic – Corda, Prémio InMusic – Metal e os prémios Juvenil Revelação, Júnior Revelação e Sénior Revelação.

A data limite deinscrição é 1 de Abril. Para concorrer deverá ir à páginade Facebook do InMusic e preencher o questionário.

Os finalistas serão anunciados no dia 15 de Abril.

Acabado o confinamento, a vida voltou à normalidade possível, porém, com novo recolhimento obrigatório e encerramento de espaços culturais, já em Janeiro deste ano, o modelo de tertúlia à distância, online e a partir de casa, regressou.

“O Município de Leiria, através dos seus teatros municipais e em parceria com os agentes culturais, decidiu avançar com o projecto InMusic nas redes sociais, proporcionando o acesso a bens culturais de primeira necessidade.”

Uma vez por semana, há conversas sobre música e há música, sem se sair do conforto do lar, a partir do Facebook do InMusic. Na semana passada, passou por lá, o pianista Daniel Bernardes, para falar sobre o seu mais recente disco.

No dia 21, será a vez de a soprano Rafaela Albuquerque passar pelo palco, às 16 horas.

O ciclo vai continuar e, se a Covid permitir, o InMusic estrear-se-á fora do território continental, no Funchal (Madeira), na Páscoa, com um fim-de-semana, com seis sessões.