Sociedade

Instituição de Atouguia da Baleia ganha primeiro Centro de Apoio à Vida no distrito

3 dez 2023 12:03

Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia assina protocolo com Segurança Social

instituicao-de-atouguia-da-baleia-ganha-primeiro-centro-de-apoio-a-vida-no-distrito
Valência visa promover o atendimento e acompanhamento de grávidas e mães jovens e adolescentes
DR

O Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia (CPBESAB), em Peniche, assinou um protocolo com a Segurança Social, que lhe permite dar uma resposta social inovadora de CAV – Centro de Apoio à Vida.

Segundo Ângela D Vicente, directora-geral da instituição, o concelho de Peniche não tinha um apoio desta natureza, apesar do “aumento significativo de trabalhadores migrantes no concelho que se tem vindo a registar e à alteração da configuração populacional local”.

“Sendo que a Atouguia da Baleia significativamente é mais jovem do que o resto do concelho e onde têm ocorrido os maiores aumentos populacionais, justifica-se uma maior intervenção junto dos jovens”, acrescenta Ângela D Vicente em resposta ao JORNAL DE LEIRIA.

O CAV terá serviços de aconselhamento e acompanhamento e é inovadora, uma vez que é única no distrito de Leiria, assume a directora-geral do centro paroquial.

“O objectivo desta nova valência é promover o atendimento e acompanhamento de grávidas e mães jovens e adolescentes, com idade superior aos 12 anos de idade, bem como as suas respectivas famílias”, explica aquela responsável.

Com uma equipa multidisciplinar constituída por um psicólogo, um educador social e um assistente social, o CAV permite dar resposta ao crescente número de casos de jovens mães e famílias, em situação de risco, como abandono, abuso físico e psicológico, dificuldades sócio-económicas, entre outras, na comunidade.

Desenvolver projectos de vida integrados e adaptados, promover o planeamento familiar, garantir acompanhamento psicológico individual sempre que solicitado pela mulher grávida ou família e acompanhar situações de vulnerabilidade são alguns dos objectivos do projecto.

O CAV pretende ainda proporcionar acompanhamento próximo e sistemático, aliados a estratégias, promover a empregabilidade das jovens mães e a sua integração social e capacitar competências básicas parentais.

O projeto, que arrancou no dia 1 de Dezembro com uma lista de inscrições, “nasceu da vontade do CPBESAB de alargar o seu âmbito de actuação ao apoio e acompanhamento de mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém-nascidos, em situações de risco (emocional e ou social), que foi prontamente também acolhida pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, que é entidade parceira deste projeto”, referiu ainda Ângela D Vicente.