Sociedade
Instituto Educativo do Juncal organiza congresso de jovens cientistas
Vulcões do mundo é o tema escolhido pelos alunos do 7.º ano.
O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) organiza no dia 29, segunda-feira, o I Congresso de Jovens Cientistas Vulcões do Mundo, a partir das 14 horas.
O programa contempla uma exposição dos alunos, uma palestra sobre o tema O vulcanismo como prova da dinâmica da Terra, simulações de erupções vulcânicas, entre outras apresentações.
O IEJ é uma das escolas que faz parte do projecto-piloto de autonomia e flexibilização dos currículos, que permitirá aos alunos de 7.º ano terem alterações curriculares no seu plano de estudo.
“Pretendemos a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos alunos e professores”, refere o IEJ numa nota.
Segundo a escola, esta liberdade “vai permitir a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efectivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objecto dessa autonomia for efectivamente o currículo”.
Em sintonia com o Ministério da Educação e com as diferentes escolas do projecto, o IEJ preparou “uma nova matriz para o 7.º ano, com uma clara e profunda articulação disciplinar, promotora das TIC numa abordagem integrada, para além da valorização da cidadania ativa, e da dinâmica de trabalho de projecto, centrada no papel dos alunos enquanto autores, proporcionando situações de aprendizagens significativas”.
“Nesta reorganização, construída considerando as relevantes aprendizagens essenciais de cada disciplina, a matriz do IEJ permite ainda a fusão de disciplinas em áreas disciplinares que alternam, ao longo do ano lectivo, de períodos de funcionamento disciplinar com períodos de funcionamento multidisciplinar, em trabalho colaborativo.”