Economia

Investigadores de Singapura e Centimfe encontram soluções de fabrico aditivo

28 mar 2025 14:25

Visitas a empresas e workshop foram algumas das iniciativas realizadas

investigadores-de-singapura-e-centimfe-encontram-solucoes-de-fabrico-aditivo
.
DR

O Centimfe recebeu, durante duas semanas, na Marinha Grande, dois investigadores do SC3DP (Centro de Impressão 3D da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, no âmbito do Joint Laboratory for Research and Innovation, protocolado entre ambas as organizações.

“Este encontro representou uma oportunidade para discutir desafios enfrentados pelas empresas do cluster e explorar como a investigação em fabrico aditivo metálico, e os novos materiais podem apresentar soluções competitivas para as empresas”, contextualiza o Centimfe.

A iniciativa teve por objectivos: “reunir investigadores do SC3DP e técnicos do Centimfe para dinamizar discussões abertas internamente, analisar o trabalho já desenvolvido, e tentar definir os caminhos do trabalho conjunto dos próximos tempos; visitar empresas e identificar casos de estudo que possam ser desenvolvidos usando fabrico aditivo num plano de trabalho conjunto”.

“Durante estas visitas, os investigadores do SC3DP apresentaram os seus conhecimentos e competências diferenciadoras, complementares às do Centimfe, para suporte às empresas. Foi realizado um workshop de discussão aberta, onde se identificaram alguns desafios técnicos e dos produtos, enfrentados pelas empresas, onde se discutiram soluções de mitigação, suportadas pela introdução de tecnologias de fabrico aditivo metálico, novos materiais e onde se reflectiu sobre novas metodologias associadas”, expõe o Centimfe.

“Além disso, foram identificadas propostas de casos de estudo a trabalhar, para abordar e resolver, pelo Centro da NTU/SC3DP e o Centimfe, cujos resultados serão apresentados oportunamente, refere ainda.

Investigador no SC3DP, Mehmet Cagirici comenta: “estamos a tentar encontrar oportunidades para ampliar todo o nosso conhecimento para aplicações industriais reais, e o Centimfe trouxe-nos a oportunidade de visitar empresas, estabelecer contactos individuais e networking, o que também é extremamente importante para cumprir o nosso objectivo do ponto de vista académico.

“Penso que a complementaridade das nossas organizações representa uma enorme vantagem e um incremento da credibilidade da nossa acção, permitindo em conjunto aplicar princípios científicos a casos industriais reais, validando aplicações e soluções técnicas, para melhoria da competitividade industrial”, salienta por vez o investigador Shubham Chandra.