Sociedade

Investimento de 3,8 milhões de euros em novo furo vai evitar falta de água em Leiria

6 mar 2023 17:44

Águas do Centro Litoral avança ainda com uma etapa de remineralização da água bruta na estação de tratamento em Monte Redondo

investimento-de-38-milhoes-de-euros-em-novo-furo-vai-evitar-falta-de-agua-em-leiria
Obra deverá ter a duração de 365 dias
CML

A Águas do Centro Litoral (AdCL) realizou hoje a consignação de uma nova empreitada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Paúl, em Monte Redondo, num investimento de 3,85 milhões de euros, que prevê a construção de um novo furo e a remineralização de água bruta, de modo a evitar falhas no abastecimento em Leiria.

Sete anos após a inauguração do Complexo da Mata do Urso foi hoje consignada a segunda fase do projeto, cujo objetivo é “manter a qualidade da água a fornecer ao Município de Leiria” e “criar redundância na rede”, explica Alexandre Tavares, presidente da AdCL.

Segundo aquele responsável, objectivo não é "captar mais água", mas "ter um novo furo, com uma capacidade, para que, se alguma coisa correr mal, não exista algum stress para o sistema". "Ou seja, é um reforço da capacidade instalada para, em caso de uma avaria ou de um pico de consumo no abastecimento de água a Leiria. É ter resiliência para disponibilizar a água que for necessária”, acrescenta.

Alexandre Tavares afirma que este novo furo irá “preparar para que não existam” situações de possíveis falhas de água. “Já estávamos a bombar a 20 horas por dia, se houver uma avaria numa bomba ou num determinado furo” esta nova infra-estrutura irá “permitir um maior conforto a repor os níveis”.

O investimento contempla ainda uma etapa de remineralização da água bruta, o que irá permitir “ter maior constância e controlo de todo o processo”, refere Alexandre Tavares.

“Não quer dizer que não exista, com esforço. Mas agora as coisas passarão a ser mais automáticas e mais reforçadas do ponto de vista daquilo que é a operação. Haverá aqui uma melhoria daquilo que é a capacidade de tratamento da água. Ou seja, será feita uma substituição do carbonato de sódio para o carbonato de cálcio no tratamento”, destaca o presidente da AdCL, ao referir que espera que a obra não ultrapasse os 365 dias previstos no contrato.

Gonçalo Lopes afirma que esta obra é “extremamente relevante para aquilo que é fornecimento de água no concelho de Leiria”, sendo “uma garantia para o futuro do concelho no fornecimento de água com qualidade”.

“É um investimento na lógica de um planeamento estratégico da AdCL, uma empresa que tem investido na região na água e saneamento”, refere ainda Gonçalo Lopes, ao adiantar que a AdCL tem ainda previstos investimentos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão.

“Deixo um desafio para que se pensa que uma infraestrutura destas pode ser uma mais-valia na economia circular já que é uma fonte de energia”, frisa o presidente da Câmara de Leiria.

A ETA do Paul tem uma capacidade de tratamento de 9,5 milhões de metros cúbicos ao ano e serve 135 mil habitantes, informa a AdCL.