Economia

Investimento de dez milhões para produzir abacate no Alentejo

22 fev 2020 11:25

Empresa Westfalia Fruit Iberia tem sede em Óbidos e resulta de uma joint-venture entre a portuguesa Granfer e a sul-africana Westfalia Fruit

investimento-de-dez-milhoes-para-produzir-abacate-no-alentejo
Primeira fruta colhida apresenta qualidade e tamanho "excelentes"
DR
Raquel de Sousa Silva

A Westfalia Fruit Iberia, empresa portuguesa resultante da joint-venture entre a sul-africana Westfalia Fruit e a Granfer, de Óbidos, está a investir dez milhões de euros para produzir abacate no Alentejo.

A primeira fase do pomar, situado no município de Alcácer do Sal, foi concluída em 2017 e já nesta Primavera deverá ser plantada a restante área, o que o tornará um dos maiores pomares de abacate da Europa, com um total de cerca de 150 hectares.

Ao JORNAL DE LEIRIA, Daniel Ferreira, responsável pela operação da Westfalia Iberia, revela que na campanha 2019/20 foi colhida a primeira fruta.

“A produção ainda não é muito expressiva, pois o pomar tem apenas dois anos e meio de idade, mas esta temporada de sucesso serviu para provar a viabilidade do projecto para todos os envolvidos. Os tamanhos e a qualidade da fruta são excelentes até agora”.

“O pomar plantado está integrado numa zona de protecção ambiental e coabita em total respeito pelo meio-ambiente, de acordo com as políticas de ambas as empresas parceiras”, adianta o responsável.

“É um pomar tecnologicamente avançado e energeticamente eficiente, permitindo assim que o consumo de água, por via de rega por impulso de baixo débito, seja menor do que o praticado em muitas outras operações agrícolas”.

Segundo Daniel Ferreira, também existem sondas que medem os níveis de humidade e determinam as necessidades de água. “Isso garante que apenas a água realmente necessária seja consumida”.

Outro exemplo de medidas de economia de água aplicadas é a instalação de tela anti-erva nas linhas do pomar, o que reduz a evaporação da água de irrigação em aproximadamente 20%, “permitindo economia do recurso vital que é a água e poupança

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ