Desporto

Ivan Domingues obrigado a desistir em Monza. Foco já em 2026

8 set 2025 11:30

Rookie de Leiria com fim-de-semana infeliz na última prova da Fórmula 3

ivan-domingues-obrigado-a-desistir-em-monza-foco-ja-em-2026
.
DR

O Mundial de Fórmula 3 terminou no passado fim-de-semana, com Ivan Domingues a ter dois dias azarados na Monza, Itália. Depois de um abandono na sprint race de sábado, o rookie de Leiria voltou a ser forçado a desistir, este domingo, na feature race.

Quando estava envolvido na luta pelos pontos, Ivan Domingues ficou tapado por um peão de Laurens Van Hoepen (ART) e acabou por sofrer um toque. Foi à boxe, onde foi informado da impossibilidade de continuar.

Ivan Domingues, que na estreia na categoria chegou mesmo a vencer a corrida sprint do Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, termina assim o campeonato com 18 pontos, sendo 20.º classificado entre os 37 pilotos que competiram na temporada. E apontando já a 2026.

“Não foi de todo o final de época pretendido, mas estes incidentes são comuns na Fórmula 3. Gostava de ter terminado a época de outra forma, sentimos sempre ter capacidade para discutir pontos e vitórias, mas esta categoria faz-se de todos os detalhes e não dá espaço para qualquer azar. Sempre dissemos que esta seria essencialmente uma época de aprendizagem e confesso que aprendi muito. Agora vamos descansar uns dias e preparar o regresso em 2026”, adiantou o piloto de Leiria, citado numa nota de imprensa.

O jovem de 19 anos agradeceu a todos os que o têm apoiado, nomeadamente equipa, amigos e, sobretudo, minha família. "É um orgulho correr com o vosso apoio e com a bandeira de Portugal."

Ivan Domingues cumpriu, em 2025, a temporada de estreia na Fórmula 3, destacando-se entre os rookies do pelotão, demonstrando consistência, resiliência e velocidade, e tendo alcançando mesmo um grande resultado, com a vitória conquistada na corrida sprint do Grande Prémio de Espanha. O jovem português enfrentou uma das grelhas mais competitivas do automobilismo mundial, com 30 pilotos em pista e 10 vencedores diferentes, nas 20 corridas disputadas, lê-se no comunicado.