Viver

Já se conhece o cartaz do novo Ciclo de Música Exploratória Portuguesa

9 mai 2025 10:00

Concertos começam já neste mês de Maio

ja-se-conhece-o-cartaz-do-novo-ciclo-de-musica-exploratoria-portuguesa
João Polido, artista originário da Marinha Grande
DR

Dez concertos, cinco datas. A associação cultural Fade In anunciou o cartaz da quinta edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa (CMEP), em Leiria.

O arranque acontece no dia 17 de Maio. Este ano, destaque para a presença do músico e artista Polido, originário da Marinha Grande, que em 2024 lançou o álbum Hearing Smoke.

Na abertura, o CMEP reúne dois projectos com ligações a Évora: Moura e Druuna Jaguar.

Moura junta Pedro Moura e Bruna de Moura e, segundo a Fade In, constitui uma travessia sonora onde a folk se reinventa num corpo experimental, entre cordas (guitarra portuguesa, violoncelo) e texturas electrónicas.

Também com raízes em Évora, Jorge Mantas traz a Leiria o projecto Druuna Jaguar, em que, de acordo com a Fade In, explora sonoridades espectrais com órgão eléctrico e sintetizadores modulares, usando técnicas como síntese granular e generativa.

Em 2025, participam também Sas Orquestra de Rádios, Ricardo Jacinto, Beautify Junkyards, Lantana, Sonic Figures Project e Clothilde.

A programação prevê ainda o espectáculo B-a-Bás, que foi apresentado em Leiria na primeira edição da mostra de poesia concreta e sonora Letra.

Os espectáculos do CMEP realizam-se em Maio, Junho, Julho, Setembro e Novembro, na Igreja da Misericórdia e na Black Box, com o encerramento agendado para 15 de Novembro.