Sociedade

Já se pedala nas Rainhas eléctricas das Caldas

22 ago 2022 14:30

Iniciativa de mobilidade suave

ja-se-pedala-nas-rainhas-electricas-das-caldas
Com 20 veículos, quatro estações e 40 docas de carregamento automático
Lightmobie

Em Setembro do ano passado, a cidade de Caldas da Rainha inaugurou um serviço de bicicletas eléctricas para uso público, as Rainhas, porém, a entrada em funcionamento em pleno só começou este mês.

Com 20 veículos, quatro estações, onde podem ser deixados, e 40 docas de carregamento automático, localizadas junto à Biblioteca Municipal, no Parque Sul, no Terminal Rodoviário e na Avenida Vasco da Gama, podem ser utilizadas por qualquer pessoa, após inscrição na aplicação “Rainhas”, da Google Play Store.

Em alternativa, o registo pode ser feito no edifício dos paços do concelho ou no Posto de Turismo. Com um custo de 65 mil euros + IVA e custos de funcionamento anuais de 7.500 euros, as Rainhas nasceram a partir de uma proposta do Orçamento Participativo de 2015.

O sistema começou a ser instalado em 2020 e entrou em funcionamento limitado em 2021, contudo, várias deficiências detectadas nos postos de carregamento e na plataforma de criação de novos utilizadores, além da ausência de provimento e de serviço de manutenção, levaram a um adiamento da entrada em funcionamento sem restrições deste serviço de mobilidade suave.

O próximo passo poderá ser um serviço de trotinetes eléctricas, caso a autarquia encontre um parceiro privado que satisfaça as suas exigências.