Viver
Jazz. André Murraças e Ignition no OJL Sessions
Músico natural da Nazaré apresenta o novo álbum e o quarteto com ligações a Leiria mostra o disco lançado em 2023
É a nona edição e mantém o formato de anos recentes, com concertos, divulgação para escolas e formação em big band.
Organizado pela Associação Jazz de Leiria, o OJL Sessions culmina este fim-de-semana com dois espectáculos no Teatro Miguel Franco, ambos às 21:30 horas.
Na sexta-feira, o quarteto Ignition, constituído por dois elementos com ligações a Leiria (Paulo Bernardino e Joel Silva) e ainda Gil Gonçalves e Manuel Rocha, apresenta o álbum Caminho, editado no ano passado; no sábado, o saxofonista André Murraças, natural da Nazaré, toca o disco Regularmente Irregular, lançado já em 2024.
Esta quinta-feira, 11 de Julho, e também no Teatro Miguel Franco, está agendada a apresentação do workshop de big band realizado ao longo da semana.
À semelhança de outros anos, o nono OJL Sessions arrancou com uma acção dirigida a todas as faixas etárias, mas em especial aos alunos de estabelecimentos de ensino do concelho, na Black Box, sobre a teoria e a história do jazz. E, na mesma lógica de abertura a novos públicos, a programação estende-se à Taberna da Praça, em Leiria, onde estão previstas jam sessions no horário posterior aos concertos do festival.
No site jazz.pt, o álbum Regularmente Irregular foi recentemente avaliado com a classificação 4 em 5, e, anteriormente, Caminho recebeu uma avaliação de 3,5 na mesma publicação, de âmbito nacional.