Viver
Jazz. Batalha ganha festival inédito e a escola de Leiria está a aceitar novos alunos
O primeiro Festival Jazz da Batalha percorre as freguesias do concelho com quatro concertos
Quatro concertos, em diferentes freguesias do concelho, preenchem o cartaz do primeiro Festival Jazz da Batalha, que começa já esta semana. O quarteto de Pedro Nobre abre a programação esta sexta-feira, 6 de Setembro, pelas 21:30 horas, na Golpilheira.
Sob a direcção artística de César Cardoso, o 1.º Festival Jazz da Batalha prossegue a 13 de Setembro, no Reguengo do Fetal, com Cláudia Franco e Filipe Duarte, chega na noite de 20 de Setembro a São Mamede, onde se apresenta o quinteto de Kyle Green, e encerra na Batalha, a 27 de Setembro, data em que está agendado o espectáculo que junta a Orquestra Jazz de Leiria, dirigida por César Cardoso, e uma convidada especial, a cantora Luísa Sobral.
Matrículas abertas
Entretanto, está a decorrer, até 15 de Setembro, o prazo de inscrição para novos alunos na Escola de Jazz de Leiria, em que César Cardoso é o director pedagógico. O curso funciona por semestres, tendo cada ano um semestre ímpar e um semestre par, no total de oito semestres (e quatro anos). O projecto arrancou em 2023 e 12 estudantes concluíram o primeiro ano lectivo. A maioria dos professores são músicos da Orquestra Jazz de Leiria.