Desporto
João Almeida, ciclista natural do distrito de Leiria, vence Volta ao Luxemburgo
João Almeida triunfa na Volta ao Luxemburgo depois de, já este ano, ter ganho outra prova por etapas, a Volta à Polónia
O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) conquistou hoje a geral final da 81.ª edição da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, após a quinta e última etapa, na qual foi segundo atrás do francês David Gaudu (Groupama-FDJ).
João Almeida, natural de A-dos-Francos, no distrito de Leiria, que este ano já venceu a Volta à Polónia, somou novo triunfo numa prova por etapas ao acabar com 46 segundos de vantagem para o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), segundo, e 1.05 minutos para o italiano Mattia Cattaneo, seu colega de equipa na Deceuninck-QuickStep.
Na última etapa, Gaudu bateu o ciclista do concelho de Caldas da Rainha ao 'sprint' pela vitória, alcançada em 4:30.58 horas, necessárias para cumprir os 183,7 quilómetros entre Mersch e a cidade do Luxemburgo.
O também gaulês Pierre Latour (Total Energies) foi terceiro.
O português de 23 anos, campeão nacional de contra-relógio, venceu duas etapas e a geral final na Polónia e, no Luxemburgo, venceu no primeiro dia, perdeu a camisola amarela na segunda etapa e recuperou-a no 'crono' da quarta tirada, confirmando o triunfo no último dia, em que selou também o primeiro lugar na classificação da juventude e dos pontos.