Desporto

João Ferreira vence Baja Aragón na estreia oficial com a Toyota

28 jul 2025 11:56

O piloto de Leiria foi autor da vitória pela margem mais curta de sempre da história desta prova espanhola

joao-ferreira-vence-baja-aragon-na-estreia-oficial-com-a-toyota
João Ferreira (à direita) é navegado por Filipe Palmeiro (à esquerda)
DR

Foram apenas dois segundos que separaram João Ferreira do multicampeão mundial Nasser Al-Attiyah no pódio da Baja Aragón, mas a vitória pendeu mesmo para o piloto de Leiria.

A estreia oficial de João Ferreira ao volante do Toyota GR Hilux T1+ EVO aconteceu numa das provas mais emblemáticas do calendário internacional de todo-o-terreno e o automobilista venceu pela margem mais curta de sempre na história desta prova espanhola, ao terminar a prova em 5:50.39,06 horas.

Após a conquista do prólogo, na sexta-feira, Ferreira terminou a prova de sábado na segunda posição, a 13,1 segundos do líder, mesmo ao sofrer um furo logo no início da primeira especial. A necessidade de recuperar tempo no último sector selectivo levou João Ferreira e Filipe Palmeio, o seu navegador, a aplicar um ritmo forte na segunda metade da especial, estratégia que os catapultou para o 1.º lugar.

“Foi uma corrida extraordinária, uma verdadeira batalha do primeiro ao último quilómetro. Sabíamos que seria difícil bater o Nasser, mas nunca deixámos de acreditar. Esta vitória é o resultado de muito trabalho, dedicação e de uma equipa fantástica que me deu um carro perfeito até ao fim”, sublinhou o piloto da Toyota Gazoo Racing South Africa e SVR.

Numa altura em que ainda se está a adaptar ao carro e à nova equipa, João Ferreira confessa que este resultado o deixou “muito feliz”.