Desporto

João Pereira: "Para conseguir uma medalha temos de ter melhores condições de trabalho"

19 ago 2016 00:00

O atleta de Caldas da Rainha, quinto classificado na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, insistiu que para haver medalhas é preciso haver mais condições e melhores estruturas.

joao-pereira-para-conseguir-uma-medalha-temos-de-ter-melhores-condicoes-de-trabalho-4851

“Quando encarei esta prova era para o top 8. Ficar a nove segundos do bronze é algo que me deixa bastante contente e sinto que para conseguir uma medalha temos de ter melhores condições de trabalho, melhor estrutura”, alertou o triatleta, depois de explicar que só pode arriscar o tudo por tudo por ter a certeza que, em caso de um mau resultado, poderia contar com o apoio do seu clube, o Benfica.

“Estamos a lutar com grandes nações, lutar por medalhas é bastante complicado com as condições que temos e acho que um diploma olímpico é um grande objectivo para todos os atletas”, defendeu o triatleta de Caldas da Rainha.

Integrado no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, o sexto classificado do Europeu de 2016 deixou críticas à falta de investimento no espaço.

“Estou no CAR do Jamor há dez anos. Penso que aquilo estava igual há 30 anos e em dez anos não se fez nada de novo. Há novas técnicas de tratamento, como banhos de gelo, massagens, tudo o que possa melhor a recuperação. Em tudo o que seja recuperação, há muito que trabalhar. Sendo aquilo um centro nacional de treino, tinha todo o interesse em ter melhores condições. Se querem medalhas, têm de trabalhar para isso. Tem de haver condições para isso, porque nós fazemos o melhor a cada dia”, argumentou.

João Pereira contou ainda o que sente de cada vez que falam na possibilidade do triatlo português conquistar medalhas, usando uma analogia: “Imaginem ter uma empresa e quererem que a vossa empresa esteja entre as três melhores do Mundo. Força, acho que não deve ser fácil. Isso é o que eu procuro fazer a cada dia juntamente com o meu treinador e o meu grupo de treino. A vitória não é minha, mas é do meu grupo de treino e do meu treinador”.

Na prova, que se realizou esta quinta-feira, João SIlva, da Benedita, foi 35.º classificado, depois de ter sido nono em Londres'2012.

Agência Lusa/Jornal de Leiria