Sociedade

João Salgueiro é o candidato do PS ao Município de Porto de Mós

27 mar 2021 17:01

Ex-presidente volta a concorrer para roubar câmara ao PSD

joao-salgueiro-e-o-candidato-do-ps-ao-municipio-de-porto-de-mos
Elisabete Cruz e Maria Anabela Silva

A Comissão Concelhia Política do PS aprovou o nome de João Salgueiro para ser o candidato à presidência do Município de Porto de Mós nas próximas eleições autárquicas.

Depois de há quatro anos ter deixado a Câmara de Porto de Mós, devido à lei de limitação de mandatos, João Salgueiro está de volta à vida política para roubar o executivo ao PSD, vencedor nas autárquicas de 2017 sob a liderança de Jorge Vala.

Segundo o presidente da concelhia de Porto de Mós, David Salgueiro, a escolha é "consensual” e "abrangente à sociedade", que o tem desafiado a concorrer, tendo em conta que "nos últimos quatro anos o concelho estagnou" e o actual executivo "defraudou as expectativas da população".

João Salgueiro "tem tido uma abrangência social junto das pessoas" e é uma pessoa a quem lhe é reconhecida a “capacidade de executar, a experiência e a dedicação ao serviço da população”.

"Será uma candidatura renovadora e transversal aos partidos, com base na competência profissional já demonstrada. Se João Salgueiro visse que o rumo de Porto de Mós continuava no desenvolvimento não teria aceitado o desafio que tantos lhe colocaram", sublinha o presidente da concelhia.

David Salgueiro recorda que foi pela liderança de João Salgueiro que Porto de Mós conseguiu uma "zona industrial de excelência, captar mais empresas e trazer mais-valias" para o concelho, nomedamente "emprego qualificado".

"Essas mais-valias deixaram de acontecer. É preciso tornar Porto de Mós num concelho aprazível", disse o socialista.

O candidato pretende desenvolver o concelho "de forma equitativa em todas as freguesias", olhando em especial "para aqueles que precisam de mais".

No actual contexto, a acção social terá também um aspecto importante, assim como criar apoio habitacional para a fixação de população e de jovens."

João Salgueiro pretende envolver independentes e até ex-presidentes de Junta que já pertenceram a outros partidos, mas que “não se revêem nas políticas de show off e propaganda” do actual executivo camarário.

O objectivo do ex-presidente é “voltar a pôr Porto de Mós no rumo certo e criar condições para a captação de fundos comunitários, o que não tem acontecido”.

João Salgueiro desempenhou funções autárquicas durante 24 anos no Município de Porto de Mós.

Primeiro como vereador eleito pelo PSD e depois como líder do Município, cumprindo três mandados, inicialmente como independente em lista do PS e depois como filiado. 

Um dos opositores de João Salgueiro é Jorge Vala, presidente da Câmara em funções que já tem luz verde da Comissão Nacional do PSD para se recandidatar.

Será um duelo entre dois antigos colegas de executivo e de partido, dado que ambos integraram equipas lideradas por José Ferreira.

Por seu lado, Albino Januário, fundador do movimento independente AJSIM que nas últimas eleições elegeu dois vereadores e cinco representantes na Assembleia Municipal de Porto de Mós, assume que as actuais regras definidas para este tipo de candidaturas trouxeram “dificuldades acrescidas”, pelo que “a apresentação de listas “está em discussão”.