AUTÁRQUICAS 2021
Joaquim Ruivo concorre à Assembleia Municipal da Batalha por movimento independente
Ligado à Batalha há 26 anos, como professor e, nos últimos anos, com director do Mosteiro, Joaquim Ruivo estreia-se num projecto autárquico e político.
Professor e actual director do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Joaquim Ruivo vai ser o candidato à Assembleia Municipal do movimento indepedente Batalha é de Todos, liderado por Raul Castro, ex-presidente da Câmara neste concelho e em Leiria que agora concorre de novo à liderança da autarquia da Batalha.
António Lucas, que chegou a ser apontado como cabeça-de-lista à AM, será o mandatário da canditatura. O ex-autarca justificou a mudança de posição com "razões pessoais".
“Senti que não era adequado concorrer se não podia dar aquilo que o projecto merece. Escolhemos alguém extremamente competente, que gosta muito da Batalha e que fará melhor do que eu”, afirmou António Lucas, numa sessão realizada esta tarde.
Natural de Leiria, mas ligado profissionalmente à Batalha há 26 anos, primeiro como professor e nos últimos anos como director do Mosteiro, Joaquim Ruivo diz que aceitou o desafio por “imperativo cívico”.
“Senti a urgência de dar o meu contributo com pessoas que estimo, com trabalho feito e com projectos que valorizo. Era imperativo aceitar”, afirma o professor, que tem agora a sua primeira experiência autárquica e política.
Na sua decisão pesou, diz, a “grande admiração” pelo “trabalho e legado” de Raul Castro e de António Lucas “em prol do desenvolvimento do concelho” e pela “prioridade que sempre deram ao interesse da população”.
“É fundamental e urgente fazer regressar à Batalha o ideal de trabalho comum e em benefício exclusivo do bem comum”, acrescentou Joaquim Ruivo.
Do lado do PSD, o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal será o empresário Alfredo Monteiro de Matos, formalmente apresentado numa sessão realizada no passado dia 21.
Na ocasião, o candidato social-democrata mostrou-se consciente dos desafios que o concelho tem pela frente e destacou o trabalho que o actual executivo, liderado por Paulo Batista Santos, que se recandidata ao cargo, tem desenvolvido para “dar respostas concretas aos cidadãos e às empresas”.
“Sei bem do trabalho notável que a nossa autarquia tem desenvolvudoi este domínio. Temos de continuar na linha da exigência do rigor e da compentêcia que o actual presidente da Câmara sempre nos habituou”, afirmou Alfredo Monteiro de Matos, citado por um comunicado da candidatura.
Leia mais na edição impressa.