Viver

Jogos de Enganos. Antes da RTP, estreia em Alcobaça o filme rodado no concelho

10 abr 2023 14:24

O Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro acolhe a primeira exibição pública da longa metragem realizada por Rita Barbosa

jogos-de-enganos-antes-da-rtp-estreia-em-alcobaca-o-filme-rodado-no-concelho
A produção da Ukbar com a RTP integra a temporada Contado Por Mulheres
DR

Antes da estreia na RTP, prevista para 26 de Abril, Jogos de Enganos é exibido a 20 de Abril no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro, numa sessão com início às 20:30 horas.

O filme realizado por Rita Barbosa insere-se na temporada Contado Por Mulheres – produzida pela Ukbar com a RTP – e foi rodado em vários locais do concelho de Alcobaça, com o apoio do município.

Além da sessão para público geral (20:30 horas), com bilhetes a cinco euros, o filme terá duas sessões gratuitas para público escolar (10:30 e 14:30) no mesmo dia (20 de Abril).

“A narrativa gira em torno de uma família rica e tradicional, que enfrenta uma grave crise quando vê arruinado o extenso pomar que sustenta. Desesperados por manter o status-quo, o Major e a D. Lúcia encontram a salvação em Delgado, um rico industrial do Norte que acaba de chegar à vila. Aliciando o homem com a perspetiva de um rico dote, tentam convencê-lo a cortejar Cilinha, a inocente e lunática filha do casal. Só que Delgado é, também ele, um homem falido à procura de dar o golpe”, refere uma nota divulgada pela autarquia.

“Trata-se de uma história que evoca a nossa tradição de fruticultura e que certamente ilustrará a beleza do território, tendo sido filmado em locais como a Quinta do Cidral (Vestiaria), Chiqueda, Aljubarrota e São Martinho do Porto. Contou ainda com a participação de figurantes locais. O cinema é também uma forma de promoção do concelho e das suas belíssimas paisagens e estou certo de que o filme será muito bem recebido”, considera o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Jogos de Enganos conta com a participação de Beatriz Maia, Joana Brito Silva, Adriano Luz, Rita Loureiro, Afonso Lagarto, Nuno Pardal, Ana Varela, António Fonseca e Ana Bustorff.