Sociedade
José Bulas Cruz é o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria
Professor catedrático aposentado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro substitui Pedro Lourtie
José Bulas Cruz é o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria. Foram ainda eleitos Teodorico Pais para vice-presidente e Carla Lopes, conselheira representante dos professores e investigadores do Politécnico de Leiria, será a secretária do mesmo órgão. A eleição da presidência do 5.º Conselho Geral decorreu no passado dia 10 de Dezembro, abandonando, assim, o cargo Pedro Lourtie, que assumiu a liderança dos 2.º, 3.º e 4.º Conselhos Gerais da instituição.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Bristol (Reino Unido), José Bulas Cruz é professor catedrático aposentado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
"É possuidor de conhecimento e experiência relevantes no âmbito da governança das instituições de ensino superior públicas, e também ao nível do ensino e investigação na área das engenharias, tendo sido vice-reitor para a Tecnologia e Inovação da UTAD e presidente da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)", refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
O novo presidente exerceu cargos de coordenador de licenciatura, director de mestrado, coordenador de departamento e coordenador do centro de informática da UTAD, e integrou igualmente o Conselho Geral desta universidade. Foi ainda membro do Conselho Consultivo da FCCN (Serviços Digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT), como representante do CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Autor e coautor de diversos livros e artigos publicados em revistas com revisão científica, foi membro investigador da unidade de investigação CITAB ― Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas.
Por sua vez, Teodorico Pais, eleito vice-presidente do Conselho Geral, é membro do Conselho de Administração da Vista Alegre Atlantis e presidente do Conselho Geral do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (triénio 2021-2024). Já Carla Lopes, agora secretária daquele órgão, é professora adjunta do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.
O Conselho Geral do Politécnico de Leiria é composto por 35 membros, nomeadamente: 18 representantes dos professores e dos investigadores de carreira, cinco representantes dos estudantes, dez personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevantes para o Politécnico de Leiria e dois representantes do pessoal técnico e administrativo.
Compete ao Conselho Geral organizar o procedimento de eleição e eleger o presidente do Politécnico de Leiria, apreciar os actos do presidente da instituição e do conselho de gestão, propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição, e apreciar os pareceres e recomendações emitidas pelo conselho de ética.
Cabe também ao Conselho Geral, sob proposta do presidente do Politécnico de Leiria, "aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de acção para o quadriénio do mandato do presidente, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, aprovar a criação, transformação ou extinção das unidades orgânicas", assim como os planos anuais de actividades e apreciar o relatório anual das actividades da instituição.
É ainda da responsabilidade daquele órgão a aprovação da proposta de orçamento do Politécnico de Leiria e dos Serviços de Acção Social, aprovação das contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único, a fixação das propinas devidas pelos estudantes e propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito, entre outros.