Desporto

Juventude Vidigalense quer meninas a lutar pela promoção ao grupo A

16 set 2016 00:00

Serão 262 atletas, oriundos de 13 países, a competir no Estádio Municipal de Leiria este sábado, em mais uma edição do grupo B da Taça dos Clubes Campeões Europeus de juniores.

juventude-vidigalense-quer-meninas-a-lutar-pela-promocao-ao-grupo-a-5026

Este ano, a prova terá o aliciante de a equipa feminina do clube de Leiria – campeã nacional em título – participar na prova e os objectivos são elevados. A promoção ao principal escalão está nos horizontes dos responsáveis.

Segundo a presidente da Juventude Vidigalense, esta é mais uma prova da confiança que a Associação Europeia de Atletismo tem na capacidade organizativa do clube que dirige.

Tatiana Fernandes entende que esta continuidade pode levar o clube a ser escolhido para organizar provas de outra dimensão, sobretudo de selecções, apesar de os eventos mais apelativos terem sempre mais interessados – e com outros argumentos financeiros – no seu acolhimento.

De qualquer maneira, frisa a responsável, o facto de a Taça da Europa de Lançamentos de Invernos voltar a Leiria em 2018, depois dos sucessos de 2014 e 2015, é garantia de que o trabalho está a ser bem feito.

Ainda para mais, é este tipo de eventos que aumentam a notoriedade da cidade e das condições que tem para oferecer e permite que mais atletas a escolham para a realização de estágios.

Também Gonçalo Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, entende que este é o caminho. Por isso, pretende que, a exemplo dos jogos da selecção nacional de futebol que se realizaram no Magalhães Pessoa em 2016, também o atletismo possa garantir grandes espectáculos para aquela infra-estrutura.

“As condições são perfeitas e a isso soma-se o saber fazer da Juventude Vidigalense”, realçou. Certo é que tem havido contactos, “namoro” e, garante Gonçalo Lopes, “o momento de uma grande prova voltar a Leiria virá”. A última vez que uma grande prova de selecções se realizou na cidade foi em 2009, com o Campeonato da Europa de Equipas.

Quanto à participação desportiva nesta Taça dos Clubes Campeões Europeus, a equipa feminina da Juventude Vidigalense irá procurar um lugar nas duas primeiras classificadas, as que serão promovidas ao primeiro escalão.

Apesar da forte concorrência das adversárias finlandesas, estónias, irlandesas, lituanas, eslovenas e eslovacas, o objectivo é mesmo um lugar de destaque, apesar de haver equipas com a vantagem de estar no ponto alto da época desportiva, ao contrário das leirienses, que só agora arrancam para a nova temporada.

De qualquer das formas, a velocista Joana Carlos e a lançadora de peso Mariana Cerejo estão bem colocadas no ranking europeu, pelo que será expectável a obtenção de resultados de destaque por estas duas atletas.

O evento arranca às 10 horas e estende-se até às 19:15. As entradas são livres, tanto no estádio como no Centro Nacional de Lançamento, onde se irão realizar as provas de disco, peso e martelo.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.