Sociedade

Kit em quatro línguas dá as boas-vindas a imigrantes nos Marrazes

19 jan 2023 11:49

Pequeno livro será distribuído a todos os novos alunos estrangeiros

kit-em-quatro-linguas-da-as-boas-vindas-a-imigrantes-nos-marrazes
Kit foi lançado na passada quarta-feira
Ricardo Graça

Português, inglês, francês e ucraniano são as quatro línguas utilizadas no kit de boas-vindas a imigrantes elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Marrazes, em Leiria, com a colaboração dos estudantes do 3.º ano da licenciatura de Terapia da Fala do Politécnico de Leiria.

O livro foi também traduzido em braille pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Trata-se de um pequeno livro, ilustrado pelos actuais alunos do 4.º ano da Escola Básica da Gândara dos Olivais, que conta a história de um menino ucraniano e todos os seus passos num mundo desconhecido para ele.

De uma maneira simples e divertida, ao longo da história, o menino fica a saber como e onde pode apanhar o autocarro, almoçar, obter informações e os serviços que tem disponíveis para ajudar a sua integração.

Patrícia Oliveira, assistente social no agrupamento, foi a mentora do projecto e explica que o kit começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, ainda antes da guerra na Ucrânia. A coincidência de ser um menino ucraniano “agora ainda faz mais sentido, infelizmente”.

Na apresentação do kit, que decorreu a semana passada, Patrícia Oliveira adiantou que o livro é todo ele inclusivo, apresentando ainda a história em comunicação acessível, para que possa ser lido por todos os alunos.

“Quando entrei no agrupamento percebi que, dos 2.150 alunos, 500 eram imigrantes. Pensei o que poderíamos fazer para os acolher melhor. Poderia ser um guia, um manual ou um folheto. A ideia era ser ilustrado pelos alunos”, conta ao JORNAL LEIRIA.

Durante dois anos, o projecto foi sendo trabalhado, resultando agora no kit, que será distribuído a todos os novos alunos estrangeiros, a quem será também entregue um “mimo”.

“É uma forma de os ajudar, explicar-lhes o dia-a-dia da nossa escola e poderá funcionar como boa prática para outras escolas no País”, revela Patrícia Oliveira. A assistente social admite partilhar o livro com outros agrupamentos, que o poderão adaptar aos seus contextos. O próximo passo é elaborar uma segunda versão do kit, com mais línguas.

Cláudia Pereira, ex-secretária de Estado para a Integração e as Migrações e coordenadora executiva do Observatório da Emigração (Oem), aponta que este livro “é um pequeno passo que vai mudar a vida de muitas pessoas”.

“Este livro proporciona a integração, através de uma linguagem não verbal dos desenhos”, acrescenta Cláudia Pereira, ao destacar o trabalho em rede e o “trabalho de proximidade” que irá “ajudar a ultrapassar obstáculos”.

O número

20

No Agrupamento dos Marrazes existem alunos de 20 nacionalidades, sendo a maioria brasileiros, marroquinos e ucranianos. Dos 2.206 estudantes actuais, um quarto têm pais estrangeiros, sendo que em algumas casas não se fala o português