Sociedade
Lá para Julho haverá plano de reflorestação do Pinhal de Leiria
Estratégia de recuperação da Mata Nacional de Leiria é apresentada hoje pelo Governo na Marinha Grande.
A estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria é apresentada esta segunda-feira, depois das 16 horas, na Marinha Grande, com a presença do primeiro-ministro e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
É intenção do Governo ter o plano de reflorestação do Pinhal de Leiria pronto até ao mês de Julho.
Uma das entidades que vai acompanhar todo o processo é o Observatório Local do Pinhal do Rei, que reúne instituições públicas e privadas. O protocolo de criação deste organismo é assinado logo à tarde durante a sessão institucional que decorre no Edifício da Resinagem.
Outra novidade é a constituição de uma comissão científica para a implementação do programa de recuperação das matas litorais, que tem por objectivos, entre outros, avaliar os procedimentos actuais e apresentar propostas de optimização.
A estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria inclui também a elaboração de um plano de corte plurianual e de um plano de gestão florestal de médio e longo prazo.
O documento antecipa, ainda, a colocação em parques de madeira de 1 milhão de toneladas da madeira do Estado, para armazenamento por um período superior a nove meses e até três anos.
O incêndio de 15 e 16 de Outubro destruiu 85% dos 11 mil hectares da Mata Nacional de Leiria.