Economia

Lafayette quer comprar maioria da La Redoute, cuja sede ibérica é em Leiria

1 set 2017 00:00

Fecho do negócio está previsto “no decurso dos próximos meses” e está ainda sujeito à aprovação do comité empresarial da La Redoute e à “aprovação das autoridades reguladoras”.

lafayette-quer-comprar-maioria-da-la-redoute-cuja-sede-iberica-e-em-leiria-7085

O grupo Galerias Lafayette e a francesa La Redoute – que está presente em 20 países e tem a sua sede ibérica, para Andorra, Espanha e Portugal, na Barosa, Leiria – pretendem unir-se no mesmo grupo empresarial.

Em comunicado, as empresas francesas anunciaram ontem, 31 de Agosto, um acordo sobre a entrada das Galerias Lafayette no capital da La Redoute. “O grupo Galerias Lafayette, através da sua holding Motier” tem a intenção de adquirir “uma participação de 51% da Redoute” e de, a prazo, ficar com 100% do capital da retalhista de venda à distância.

O fecho do negócio está previsto “no decurso dos próximos meses” e está ainda sujeito à aprovação do comité empresarial da La Redoute e à “aprovação das autoridades reguladoras”.

Especializada na venda de pronto-a-vestir e artigos de decoração por catálogo, a empresa La Redoute é actualmente detida a 100% pelos seus trabalhadores, tendo emprestado o "R" ao grupo Pinault-Printemps-Redoute (PPR, hoje Kering) mas tal como a Fnac, Conforama e Printemps, foi alienada pelo grupo de marcas de luxo em 2013.

“Depois de ter realizado com sucesso um plano de reestruturação ambicioso em 2014”, adianta o documento, a La Redoute tem um “volume de negócios de 750 milhões de euros e nove milhões de visitantes [no site] por mês”.

O mercado francês representa 85% das vendas da empresa, que tem, contudo, dez milhões de clientes activos em todo o mundo. Já as Galerias Lafayette contam com 120 anos de existência e dedicam-se ao comércio em grandes lojas multimarca, são 280 actualmente, situadas nas ruas das grandes cidades francesas.

Vende, anualmente, cinco vezes mais do que a La Redoute – 3,8 mil milhões d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ