Sociedade

Leiria aprova voto de pesar pela morte de Helena Vieira Dias

19 fev 2024 10:21

Antiga coordenadora do Projecto Vida e delegada do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência faleceu aos 80 anos.

leiria-aprova-voto-de-pesar-pela-morte-de-helena-vieira-dias
Helena Vieira Dias dedicou-se ao ensino e à prevenção da toxicodependência
Jornal de Leiria/Arquivo

“Presença actuante na vida colectiva da nossa comunidade, com uma postura “discreta, mas sempre activa”. Foi desta forma que Helena Vieira Dias, professora aposentada e antiga coordenador do Projecto Viva falecida recentemente, foi recordada no voto de pesar aprovado pela Assembleia Municipal de Leiria.

No texto, apresentado pela socialista Alexandra Serôdio, Helena Vieira Dias é lembrada também pela dedicação ao ensino.“Fez da educação a sua principal missão”, realça o voto de pesar, que descreve Helena Vieira Dias como “um exemplo de cidadania e de intervenção”.

O documento recorda ainda o seu trabalho na coordenação distrital do Projecto Vida, focado no combate à droga e à toxicodependência. “[Viveu] Sempre empenhada luta constante por causas e entrega a iniciativas que dessem um rumo de maior dignidade e esperança aos jovens. O Projecto Vida em Leiria foi exemplo a nível nacional graças à sua liderança”, lê-se no voto de pesar.

Natural de São Pedro do Sul, Helena Vieira Dias radicou-se na Marinha Grande em 1969 após concluir a licenciatura em Geografia pela Universidade de Coimbra. Foi professora em Caldas da Rainha e Leiria, cidade onde efectivou na Escola Secundária Rodrigues Lobo, e presidiu à Comissão Instaladora da EB 1,2,3 Gualdim Pais, em Pombal.

Além da coordenação do Projecto Vida, foi delegada do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência, em Leiria. Em termos políticos esteve ligada ao Partido Socialista, integrando, por várias vezes, os órgãos concelhios e distritais.

“Deixa um legado de luta pela liberdade e um exemplo de cidadania activa”, enaltece a concelhia de Leiria do PS, numa nota de pesar publicada na sua página e facebook.

Em 2017, entrevistada pelo JORNAL DE LEIRIA, para a rubrica "História de Vida", Helena Vieira Dias resumia, desta forma, a seu percurso e a forma como o conduziu: "Não gosto de palcos, de estar com os holofotes em cima. Prefiro fazer, celebrar, agitar e não brilhar".