Viver

Leiria comemora Dia dos Monumentos sem sair de casa - Espaços culturais do concelho à distância de um clique

17 abr 2020 18:13

A data assinala-se este sábado e os espaços culturais de Leiria vão abrir as portas virtuais a uma visita sem se sair de casa

leiria-comemora-dia-dos-monumentos-sem-sair-de-casa-espacos-culturais-do-concelho-a-distancia-de-um-clique
Espaços culturais do concelho de Leiria à distância de um clique
Ricardo Graça

Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Visita virtual à Igreja da Misericórdia
A fundação, em 1544, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, conduziu à construção da Igreja da Misericórdia. Neste local, que se encontra no coração da judiaria medieval leiriense, terá existido a sinagoga da comuna judaica. Desde 2017, juntamente com a Casa dos Pintores, acolhe o CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria. De forma a disponibilizar a visita a este espaço ao maior número de cidadãos possível, nomeadamente aos portadores de condicionalismos físicos que se vêem na impossibilidade de aceder aos pisos superiores, foi criada esta visita virtual pela empresa Amplified Creations, em 2019. Nela é possível percorrer todo o espaço visitável do edifício, bem como observar peças expostas e respetivas legendas com pormenor.
Para ver clicando AQUI

Visita Virtual à casa dos Pintores
A Casa dos Pintores é assim designada devido à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, da qual ressalta a varanda com balaustrada em madeira. Esta casa de origem medieval, situada junto ao antigo Largo dos Banhos, corresponde à junção de dois edifícios, em resultado de um processo decorrido ao longo de, pelo menos, cinco séculos. Desde 2017, juntamente com a Igreja da Misericórdia, acolhe o CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria. De forma a disponibilizar a visita a este espaço ao maior número de cidadãos possível, nomeadamente aos portadores de condicionalismos físicos que se vêem na impossibilidade de aceder aos pisos  superiores, foi criada esta visita virtual pela empresa Amplified Creations, em 2019. Nela é possível percorrer todo o espaço visitável do edifício, bem como observar peças expostas e respetivas legendas com pormenor.
Para ver clicando AQUI

Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho - Filme Menino do Lapedo: 20 anos depois
No âmbito das comemorações dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, foi produzido este filme que nos mostra um pouco da paisagem do Vale do Lapedo, dos trabalhos arqueológicos que têm decorrido desde 2018 no Abrigo do Lagar Velho e do posterior tratamento e estudo dos materiais recolhidos, realizado pela equipa do Laboratório de Arqueociências da Direcção-Geral do Património Cultural.
Para ver clicando AQUI

Museu de Leiria - Leiria: um Museu Vivo
O Museu de Leiria é uma janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa. A construção deste projeto museológico durou mais de um século, contando com muitos e importantes intervenientes, propostas diversas e um rico acervo reunido. Em 2006 iniciou-se o presente processo que devolve à vivência da Cidade o Convento de Santo Agostinho, agora habitado pelo novo Museu de Leiria. O seu programa museológico, que se procurou participado, enquadra para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios, aberta à Cidade e ao seu território. Este filme foi apresentado em 2018, em Dubrovnik (Croácia), na cerimónia do The Best in Heritage - 100 Years Of A Museum For, e reporta-se ao reconhecimento do Museu com o Prémio Silletto em 2017, pelo European Museum Forum.
Para ver clicando AQUI

Sala Interativa Ernesto Korrodi - Para ver clicando AQUI

Moinho Imaginário - Para ver clicando AQUI

Moinho do Papel - um moinho com vida - MUSEUS ON - Para ver clicando AQUI

Visita virtual ao m|i|mo – museu da imagem em movimento - Para ver clicando AQUI

Sala Verde sobre Património - Para ver clicando AQUI

Sala Rosa Sobre os Cadernos de Desenho - Para ver clicando AQUI