Desporto

Leiria conquista 40.ª edição do Torneio Olímpico Jovem Nacional

23 mai 2023 17:35

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria sagrou-se campeã nacional pela quarta vez, naquela que é uma das competições jovens mais importantes em Portugal

leiria-conquista-40a-edicao-do-torneio-olimpico-jovem-nacional
Competição realizou-se no fim-de-semana, em Lagoa, no Algarve
FPA

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) sagrou-se campeã nacional na 40.ª edição do Torneio Olímpico Jovem Nacional, conquistando a sua quarta vitória colectiva nesta competição, considerada uma das competições jovens mais importantes do País, onde participaram mais de 700 atletas de 20 selecções, no último fim-de-semana.

Foi em ambiente de festa que o concelho de Lagoa, no Algarve, recebeu o torneio interassociações, onde a nível individual, Leiria respondeu à chamada em 17 pódios dos 43 possíveis, com três medalhas de ouro, sete de prata e outras sete de bronze.

O grande destaque vai para os três atletas de Leiria que se sagraram campeões nacionais, nomeadamente Katerina Quinn, no Quádruplo Salto, Beatriz Silva, no Lançamento do Dardo, e Rafael Morgado, também no Lançamento do Dardo.

Katerina Quinn conquistou também a medalha de prata nos 80 Metros. Alcançaram ainda a prata os atletas Nuno Cordeiro, nos 1500 Metros, Matias Ferreira, no Salto em Altura, Matilde Angélico, nos 4000 Metros de Marcha, João Matos, no Quádruplo Salto, Gabriel Cunha, no Salto em Comprimento, e a Estafeta Medley, composta por Sara Brites, Marta Carriço, João Mota e Nuno Cordeiro.

Por sua vez, as medalhas de bronze foram alcançadas por Maria Jesus, em 800 Metros e 1500 Metros, Leonardo Mendes, nos 1500 Metros, Carlota Ferreira, nos 1500 Metros, Matilde Silva e Rafael Morgado, no Salto com Vara, e Duarte Santos, no Lançamento do Dardo.

A competição, que regressou ao formato de 2019, decorreu em duas jornadas num só local. Feitas as contas, a nível colectivo, a ADAL venceu a competição com 708 pontos e com a larga margem de trinta pontos sobre o segundo classificado, a Associação de Atletismo do Porto, que somou 678 pontos, deixando o Algarve no último lugar do pódio, com 652 pontos.

Esta é a quarta vez que a selecção de Leiria vence a competição, depois dos feitos alcançados em 2007, 2009 e 2013. Durante os 40 anos do torneio, a ADAL registou ainda 15 subidas ao pódio, três das quais em segundo lugar e oito vezes em terceiro.

Os atletas e treinadores acompanhantes da selecção de Leiria fecharam com chave de ouro o Torneio Olímpico Jovem Nacional, percorrendo a última volta à pista, a correr, sob forma de festejo.