Sociedade
Leiria dá a conhecer acervo arqueológico do castelo
Público-alvo da iniciativa são arqueólogos, historiadores e especialistas na área do património cultural
O Município de Leiria vai dar a conhecer os dados acumulados há mais de duas décadas durante as intervenções realizadas no Morro do Castelo de Leiria, num evento agendado para o próximo dia 20 de Setembro, que pretende também incentivar a comunidade científica a propor linhas de investigação para o acervo arqueológico.
O Workshop’21: Investigação arqueológica no Morro do Castelo de Leiria tem início às 09:30 horas, na Igreja de Santa Maria da Pena, com a apresentação de várias conferências sobre os contextos crono-culturais identificados nas intervenções arqueológicas, como a idade do ferro, a ocupação romana e a época medieval/moderna.
Durante a tarde, o ponto de encontro será no Museu de Leiria, onde terão lugar um conjunto de apresentações com materiais e documentação arqueológica relevantes para a discussão dos temas em questão.
Segundo o Município de Leiria, o objectivo é promover o debate entre investigadores, “relativamente à interpretação dos dados acumulados desde há mais de duas décadas”.
A reunião científica é organizado pelo município, pela Dryas Octopetala e pela In Loco, entidades responsáveis pelos trabalhos arqueológicos realizados em 2019 e 2020, na sequência da requalificação do monumento.
As conferências e conversas do evento serão transmitidas na Facebook do Museu de Leiria.