Saúde

Leiria desenvolve plataforma que monitoriza exercício de pessoas com doença pulmonar

20 jan 2023 11:19

Projecto ‘OnTRACK’ junta investigadores do Politécnico de Leiria das áreas da saúde e informática.

leiria-desenvolve-plataforma-que-monitoriza-exercicio-de-pessoas-com-doenca-pulmonar
Projecto surgiu da necessidade de melhorar a actividade física das pessoas com DPOC
Ricardo Graça/Arquivo

Chama-se ‘OnTRACK’  e visa promover a actividade física no dia-a-dia de pessoas que sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Trata-se de uma plataforma digital que está a ser desenvolvida pelo Politécnico de Leiria, que junta as áreas da saúde e da informática e que conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Além de investigadores do ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde e do CIIC – Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria, o ‘OnTRACK’  conta também com a parceria da Universidade de Aveiro e de profissionais de saúde dos Centros Hospitalares de Leiria e Baixo Vouga, do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte e do Hospital Distrital da Figueira da Foz. A  Unidade de Saúde Familiar de Santiago, em Leiria, é outro dos parceiros. 

Investigadora no ciTechCare e docente na Escola Superior de Saúde, Joana Cruz, que lidera o projecto, explica que, ao envolver os vários serviços de saúde, pretendem alcançar “uma maior abrangência e perspetivas diferentes”, o que permite obter “informação, por exemplo, acerca do estilo de vida das pessoas de diferentes localidades”.

A investigadora explica que o projecto “surgiu da necessidade de melhorar a actividade física das pessoas com DPOC, que provoca, cada vez mais, um impacto na qualidade de vida e no consumo de cuidados em saúde não planeados”.

“Sabe-se que as pessoas não devem estar paradas, devem estar controladas, mas deve haver a promoção de um estilo de vida mais activo e saudável”, salienta Joana Cruz, sublinhando que, para tal, é necessária uma orientação e monitorização por parte dos profissionais de saúde.

De acordo com a investigadora, a plataforma pretende estabelecer a comunicação entre o profissional de saúde e o doente e é constituída por duas aplicações: uma 'web', onde os profissionais de saúde definem o objectivo para o doente e conseguem monitorizar a actividade prescrita, e uma aplicação móvel para o doente, que consegue verificar o seu desempenho e confirmar se está a cumprir os objectivos definidos pelo profissional de saúde.

“Para já, estamos centrados em métricas simples. É fácil para os doentes perceberem e para nós recolhermos a informação, de forma fidedigna”, adianta Joana Cruz, admitindo que o projecto poderá vir a dar dados como a duração da actividade física de intensidade moderada a vigorosa, a medição da frequência cardíaca e da saturação periférica de oxigénio.

Por seu lado, José Bregieiro, investigador do CIIC, salienta o facto de o projecto permitir “colocar a tecnologia ao serviço da saúde e da comunidade”. Segundo explica, esta aplicação permitirá ainda “enviar um conjunto de informações para o profissional de saúde, que as poderá consultar na plataforma web e ajustar a actividade física à necessidade do utilizador”.

Joana Cruz destaca ainda como um dos aspectos inovadores do projecto a criação da plataforma à medida dos seus utilizadores. “Ouvimos os profissionais de saúde e os doentes durante a fase de desenvolvimento da plataforma OnTRACK e tentámos desenhá-la de acordo com as suas necessidades e preferências, o que poderá facilitar a adesão”.

Já foram realizados alguns testes de usabilidade e o “projecto está em fase de aperfeiçoamento e manutenção da plataforma digital”, para que seja depois implementado num estudo de viabilidade, e posteriormente num estudo randomizado e controlado para avaliar a sua eficácia na melhoria dos níveis de actividade física das pessoas com DPOC”.