Sociedade
Leiria desperdiça 1,7 milhões de euros com perdas de água
Município de Leiria alega que tem em curso investimentos na renovação da rede, que irão reduzir "substancialmente" as perdas de água, que se cifram em 37%.
O Município de Leiria gasta, anualmente, cerca de 4,7 milhões de euros na aquisição de água, mas 37% perde-se, sobretudo, devido a rupturas na rede. São, assim, perto de 1,7 milhões de euros que se desperdiçam.
A autarquia reconhece o problema e garante que está a tomar medidas para o combater, com investimento na renovação da rede, que “é a maior do País”, totalizando perto de 1800 quilómetros de condutas, muitas delas com dezenas de anos.
O assunto foi debatido na última reunião de câmara, onde foi aprovado o orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) para o próximo ano, com o voto contra dos vereadores do PSD, que defendem mais investimento para combater o problema das perdas de água.
“Há oito anos, as perdas cifravam- se em 42%. Agora, estão em 37%. O sistema só conseguiu uma melhoria de 5%, o que é manifestamente pouco”, afirmou Daniel Marques, eleito do PSD, lamentando que o problema “continue adiado”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.