Sociedade

Leiria e Marinha Grande distinguidos com selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais

16 mar 2023 16:15

Em destaque estão municípios que implementam boas práticas de apoio aos cuidadores informais.

leiria-e-marinha-grande-distinguidos-com-selo-de-merito-do-movimento-cuidar-dos-cuidadores-informais
O Presidente da República esteve presente no 4.º Encontro Nacional de Cuidadores Nacionais, que decorreu em Leiria

Leiria e Marinha Grande estão entre as 42 autarquias a serem galardoada com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Em destaque estão municípios que implementam boas práticas de apoio aos cuidadores informais.

Foram 54 as propostas apresentadas no RACCI, um projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Das 54, foram reconhecidas 42 candidaturas que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos e a quem vai ser atribuído um Selo de Mérito.

Leiria e Marinha Grande dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais, refere uma nota de imprensa do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Necessidades que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspecto do processo de cuidar (41,2%), lê-se na mesma nota.

Em 2022, com o apoio de algumas destas entidades locais foram promovidas acções de formação presenciais para os cuidadores informais, que receberam centenas de cuidadores informais para esclarecimento de dúvidas e partilha de formação.