Economia
Leiria é o concelho do Centro com mais empresas gazela
Das 119 existentes na região Centro, Leiria é o município onde está sediado maior número (14)
As empresas gazela não páram de crescer na região Centro, onde são agora 119. Leiria tem 14 e é o concelho com maior número destas entidades.
As gazelas são empresas jovens (menos de cinco anos) e com elevados ritmos de crescimento, que contribuem fortemente para a criação de emprego.
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que efectuou pelo nono ano consecutivo o apuramento das gazelas existentes nesta região, houve em 2020 um aumento de 6% no seu número (eram 112 na edição anterior).
“Desde que a CCDRC efetua este apuramento, é este o ano com mais empresas a cumprir os critérios empresas gazela”, aponta o estudo desta entidade.
São agora 44 os municípios com empresas gazela, sendo Leiria o que tem mais: 14. Seguem-se Aveiro (11), Coimbra (8) e Torres Vedras (8), Águeda, Caldas da Rainha e Viseu (com cinco empresas cada), Castelo Branco e Ourém (quatro cada).
Numa perspectiva de território mais alargado, analisando por NUTS III, é a Região de Aveiro que lidera, com um total de 26 empresas, seguindo-se o Oeste e a Região de Coimbra (22 em cada) e depois a Região de Leiria (18).
Em 2019 (ano a que reportam os dados analisados para o apuramento das gazelas), as 119 empresas empregavam em conjunto mais de quatro mil pessoas e geraram um volume de negócios de 438,5 milhões de euros.
De referir ainda que 54 das 119 empresas gazela são exportadoras, gerando um valor total de 116,9 milhões de euros de vendas ao exterior.
Em termos de projectos de investimento, 50 das 119 empresas gazela apresentaram até ao final do ano passado 96 candidaturas no âmbito do Portugal 2020 (2014-2020), que representam intenções de investimento de 136 milhões de euros.