Sociedade
Leiria e Pombal reiteram compromisso por “melhores soluções” no ensino superior na região
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria emite comunicado a tentar pôr ‘água na fervura’ na polémica em torno da possível mudança do curso de Desporto para Pombal
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria emitiu um comunicado a tentar ‘pôr água’ na fervura na polémica em torno da possível mudança do curso de Desporto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria para Pombal.
O comunicado da CIMRL refere que Leiria e Pombal “reiteram o compromisso com o crescimento do Politécnico de Leiria” e afirmam “a sua coesão na coordenação das melhores soluções para o futuro do ensino superior na região, posição que, em qualquer circunstância, respeita a primazia da autonomia dos órgãos do Politécnico de Leiria”.
Segundo o documento, tanto os municípios de Pombal, liderado por Pedro Pimpão (PSD), como o de Leiria, presidido por Gonçalo Lopes (PS) destacam a “visão estratégica de desenvolvimento de uma nova Escola Superior em Pombal”, que seja vocacionada para áreas como a “logística, ambiente e bem-estar”. São, no entanto, admitidas outras formações consideradas "relevantes para a região” e que reflictam o “aproveitamento das singularidades de cada município, promovendo a coesão regional e a valorização do território”.
O comunicado salienta ainda que “qualquer decisão será seguramente tomada com o compromisso de garantir a permanência e evolução do ensino superior em Ciências Sociais e Humanas na cidade de Leiria, reforçando o seu papel central e estratégico na formação, investigação e valorização da região”.
O Politécnico de Leiria está a analisar junto dos seus órgãos a possibilidade de propor a criação de uma Escola Superior de Desporto, “estabelecendo esta área como independente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)”.