Viver

Leiria estreia ciclo de música medieval em 2024

24 dez 2023 09:59

Seis concertos no Castelo de Leiria, precedidos de workshops, pretendem ser “uma janela para a cultura medieval ibérica”

leiria-estreia-ciclo-de-musica-medieval-em-2024
A iniciativa vai expor o legado musical do rei trovador (aqui representado com a Rainha Santa Isabel numa pintura na Sala dos Capelos em Coimbra, fotografia captada por Carlos Falch)
DR

Os eventos vão acontecer em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão e o primeiro é já a 6 de Janeiro.

O Município anunciou que em 2024 o Castelo de Leiria vai receber o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML), com seis concertos precedidos de workshops, sob o mote “uma janela para a cultura medieval ibérica”.

O primeiro workshop e concerto decorrem a 6 de janeiro, Dia de Reis, às 15 horas e às 16 horas.

Segundo a Câmara, o Ciclo de Música Medieval de Leiria é uma viagem proporcionada pelo TWB Ensemble (The Wandering Bard, de Leiria) através do mundo da música medieval ibérica.

O público é convidado a escutar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter sido ouvidas na era medieval em Leiria, no Castelo e na Igreja da Pena.

Com direcção artística dos músicos Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira, ambos baseados em Leiria, o CMML propõe, entre outros objectivos, explorar a origem e significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, avô materno de D. Dinis, e descobrir o legado musical do próprio D. Dinis, além de percorrer as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax e as obras do Livro Vermelho de Montserrat.