Sociedade
Leiria festeja dia do município com homenagens
Adriano Moreira será o orador convidado
Avelino Gaspar* É presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusiaves, grupo que criou há 30 anos e que actualmente integra mais de duas dezenas de empresas, responsáveis por cerca de 2000 postos de trabalhos directos e outros tantos indirectos. Exerce funções em várias associações do sector agrícola.
Fundador do CDS-PP, conselheiro de Estado e professor catedrático, Adriano Moreira é o orador convidado da sessão solene do Dia do Município de Leiria que se assinala no próximo domingo, dia 22. A data será celebrada com a homenagem a várias personalidades com ligações ao concelho pela “prestação de serviços relevantes em prol do município” e à Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria), que receberá a mais alta distinção do município, a medalha de ouro da cidade. As cerimónias realizam-se no Teatro José Lúcio da Silva e têm início marcado para as 10:45 horas, com um momento musical protagonizado pelo Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara de Leiria. Seguem-se os discursos de José Manuel Silva e Raul Castro, presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, a distinção de funcionários do município com mais de 25 anos de serviço e a entrega das insígnias (ouro, prata e bronze) aos homenageados. A sessão termina com a intervenção de Adriano Moreira.
Os homenageados
Nerlei
A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) será distinguida com a medalha de ouro da cidade, pelo “papel relevante que tem desempenhado enquanto promotora do desenvolvimento empresarial da região e na defesa dos interesses dos seus associados”.
Avelino Gaspar*
É presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusiaves, grupo que criou há 30 anos e que actualmente integra mais de duas dezenas de empresas, responsáveis por cerca de 2000 postos de trabalhos directos e outros tantos indirectos. Exerce funções em várias associações do sector agrícola.
António Poças*
Líder do grupo Incentea, que presta serviços nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, engenharia do produto e consultoria de negócio, é distinguido pela sua acção como empresário e participação no movimento associativo da região.
José Luís Tinoco*
É distinguido pelo papel “relevante” que assume em diversos quadrantes da arte, que abrange não apenas a pintura e o desenho, mas também a arquitectura, a música e o design. Nascido em Leiria em 1932, filho da pianista Maria Carlota Tinoco, formou-se na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa.
Carlos Cabecinhas*
Natural da Bajouca, o sacerdote é galardoado pelo “notável desempenho” enquanto reitor do Santuário de Fátima, cargo que desempenha desde 2011, e pelo seu percurso na Diocese de Leiria-Fátima, com uma actividade pastoral “relevante e extensa”.
António Casalinho**
O bailarino é distinguido pela “excelência do seu desempenho no ballet e pelas conquistas obtidas em importantes competições internacionais”. Recentemente, venceu, em Nova Iorque, o Hope Awardno Youth American Grand Prix(YAGP) na categoria júnior, prémio que já conquistara no ano passado no escalão 9-11 anos.
Fernando Marques**
É distinguido pela “longa e profícua carreira no campo das artes”. Destacou-sse na escultura, mas o seu trabalho inclui também pintura a óleo e aguarelas, ilustração, vitrais, rádio, topografia e fotografia. Lecionou na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.
José Vaz**
A sua distinção é justificada pelo “ importante trabalho” desenvolvido no Rancho da Região de Leiria, o qual preside, “em prol da preservação das nossas tradições e cultura”.
* insígnia de 2.ª classe (prata)
** insígnia de 3.ª classe (bronze)
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.