Sociedade
Leiria-Gare ou construção de nova estação na Barosa são hipóteses para paragem da alta velocidade
A nova LAV vai garantir a ligação entre Lisboa e o Porto em apenas 1:15 horas
A construção de uma nova estação na Barosa ou a requalificação da actual estação ferroviária da linha do Oeste, em Leiria-Gare, são as duas hipóteses em cima da mesa para a localização da paragem da Linha da Alta Velocidade no concelho de Leiria.
O traçado da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Soure e o Carregado contempla apenas uma paragem, precisamente em Leiria.
Segundo um comunicado da Câmara de Leiria, as alternativas foram apresentadas esta segunda-feira pela Infraestruturas de Portugal, numa reunião conjunta com o executivo do Município, representantes de alguns partidos com assento na Assembleia Municipal, representantes e presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, e presidentes da Acilis - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria e Politécnico de Leiria.
No encontro, foram apresentadas as vantagens e desvantagens de cada uma das opções, que terão ainda de ser submetidas à avaliação de um estudo de impacto ambiental, com o respectivo período de consulta pública.
Em ambos os casos, a solução servirá como estação para a Alta Velocidade e a Linha do Oeste.
A requalificação da estação Leiria-Gare tem como vantagem ser uma oportunidade, para melhorar aquela área e a proximidade à cidade, salienta o comunicado da autarquia.
No entanto, esta hipótese "tem um forte efeito sobre o edificado existente, além de representar um aumento no tempo das viagens e de ter condicionantes ambientais".
No caso da Barosa, o impacto para a região será maior, mas "implica o desenvolvimento de soluções que garantam uma conectividade eficaz à cidade, não apenas no que diz respeito à alta velocidade, mas também à Linha do Oeste, que passaria a utilizar a mesma estação.
Promovido pelo Município de Leiria, no âmbito da estratégia de envolvimento dos representantes das forças vivas no debate dos dossiês com maior impacto para o concelho, o encontro permitiu recolher diversos contributos que serão tidos em conta no trabalho em desenvolvimento.
Com a concretização da LAV Lisboa-Porto, a cidade de Leiria vai ficar a apenas 40 minutos de Lisboa e 50 do Porto, registando-se uma redução de 2:30 horas na deslocação para Lisboa e 2:07 horas para o Porto, de comboio.
A nova LAV vai garantir a ligação entre Lisboa e o Porto em apenas 1:15 horas (no serviço directo), oferecendo 60 serviços diários, estimando-se que o número de passageiros, conjugado com a Linha do Norte, se cifre em 16 milhões.