Sociedade
Leiria Kids desafia famílias a acampar e a participar no festival desenhado para as crianças
Os mais novos terão participação na programação do próximo evento
Uma tenda gigante de circo, pequenos micro-palcos e mini-palcos móveis pelo recinto são algumas das principais novidades da terceira edição do Festival Leiria Kids, que decorrerá na Quinta do Faria, na Caranguejeira, em Leiria, durante os dias 1 e 2 de Junho.
Este ano é também possível acampar no recinto, o que reforça os princípios de “cidadania, sustentabilidade, planeamento e convivência”, assume Paulo Lameiro, o curador da programação do festival, que conta com espectáculos nocturnos.
Carrosséis, insufláveis com água, slide, arborismo, uma mini-pista do Leiria Sobre Rodas, uma pequena quinta animal, falcoaria, mercadinhos e um fluviário, com várias espécies de peixes são algumas das actividades que os mais pequenos poderão encontrar no Leiria Kids, que este ano tem o Dia da Criança como pano de fundo.
A terceira edição do evento oferece ainda um espaço de água, que permite às crianças assumirem o ‘velejamento’ de mini-barcos.
Paulo Lameiro sublinha que o Leiria Kids pretende dar todo o protagonismo às crianças, garantindo o seu envolvimento em algumas actividades, revelando que o objectivo é serem os mais novos a participar na programação do próximo festival.
O curador do programa do Festival Leiria Kids defende que um evento para crianças tem de ser idealizado pelas próprias. “Gostávamos que este festival, em vez de ser feito para as crianças, de nós, adultos, fossem as crianças os protagonistas. O que quer dizer que a programação tem de ser feita por elas. Temos de lhes dar a palavra”, aponta.
Segundo o maestro Paulo Lameiro, “esta é uma edição que abre portas a que algumas das propostas de espectáculos” possam ser já confiadas às crianças, como decidirem onde colocar um poema ou integrarem-se numa das performances da programação, exemplificou.
A programação está dividida entre espaços para grandes grupos e mini-palcos, distribuídos pelo espaço.
Os espetáculos deixaram de ser feitos num palco e passam a decorrer numa tenda de circo, como forma de mudar a prática cultural, onde o público deixa de estar em baixo e os artistas em cima. “A criança e a família estão ao mesmo nível do artista”, refere.
A restante programação, que acontece centrada na eira da quinta, desenvolve-se em todo espaço, sendo focada na história de Júlio Silva, o proprietário da Quinta do Faria, que cede gratuitamente o espaço para o evento.
“A melhor fonte de inspiração para tudo o que possamos fazer é o Júlio e as suas histórias: o Júlio criança, pai de família, profissional, melómano e sonhador”, revelou.
Na eira estará um palco com concertos para bebés, da responsabilidade da Musicalmente, e terá artistas convidados.
Para que o festival possa perdurar no tempo, as famílias e as crianças poderão escrever mensagens ou poemas de paz que ficarão colocadas numa árvore e que irão permanecer no espaço, misturadas com os sons da água e dos passarinhos. “É a ideia de deixar a flutuar mensagens de paz, porque uma palavra dita por uma criança aqui, chega seguramente à Palestina ou a Israel, porque o poder das crianças e das palavras é tremendo”, afirma Paulo Lameiro.
O recinto tem um limite de 2.500 pessoas. Nas últimas edições a lotação esgotou sempre, garante Catarina Louro.
A vereadora com o pelouro dos Grandes eventos, revela que o Leiria Kids mantém um investimento de cerca de 100 mil euros. A autarquia optou por colocar à venda bilhetes a partir de 12 euros, porque entende que o evento "deve ser acessível a todas as crianças”.
Os bilhetes para o Leiria Kids 2024 estão já disponíveis nos locais habituais, incluindo a Ticketline e a Bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva. Não perca a oportunidade de fazer parte deste evento único pleno de momentos de diversão e felicidade para toda a família.