Sociedade

Leiria presta homenagem ao cardeal D. António Marto

3 dez 2022 16:32

Escultura inaugurada junto à Sé Catedral da cidade apresentada como um gesto de “afecto e gratidão” da comunidade leiriense pelo episcopado do ex-bispo de Leiria-Fátima

Um escultura em ferro, da autoria da artista plástica Sílvia Patrício, foi descerrada na tarde deste sábado, no Largo Cónego Maia, em Leiria, por iniciativa da Câmara Municipal, que desta forma pretendeu agradecer o episcopado do cardeal D. António Marto.

“Esta homenagem constitui uma manifestação pública de afecto e gratidão de toda a comunidade leiriense pelo episcopado que D. António Marto ofereceu à comunidade leiriense”. E “agradecemos com recurso a um elemento escultórico porque a arte é, por excelência, uma linguagem universal, logo ecuménica, tão ajustada ao legado que D. António Marto nos deixa”, afirmou o presidente do município, Gonçalo Lopes.

A obra, localizada junto à Sé Catedral, representa o purpurado de braços abertos, rodeado dos três Pastorinhos. Um gesto que melhor representa a forma de estar de D. António Marto, que sempre pautou a sua caminhada de pastor com a disponibilidade “de receber qualquer um, com quem se cruza”, destacou, por sua vez, Marco Daniel Duarte, curador do projecto encomendado pela autarquia.

Emocionado, o ex-bispo de Leiria-Fátima disse nunca ter procurado distinções nem homenagens, mas aceitar este gesto do Município de Leiria como “uma homenagem à Igreja” e um sinal de verdadeira colaboração institucional, durante os 16 anos em que esteve como bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

D. António Marto salientou ainda o facto de estarmos “a assistir ao nascer de um mundo novo”, cujo futuro é de incerteza, e que merece de todos “um olhar de benevolência e lucidez”.