Sociedade

Leiria projecta nova escola EB 2,3 nos Parceiros

8 abr 2025 09:40

Novo estabelecimento visa responder ao aumento do número de alunos, permitindo “aliviar” as EB 2,3 José Saraiva e D. Dinis

leiria-projecta-nova-escola-eb-23-nos-parceiros
Parceiros é uma das freguesias do concelho com maior número de alunos
Ricardo Graça

O Município de Leiria esta a projectar uma nova escola para o segundo e terceiro ciclos (EB2,3), a construir nos Parceiros, a freguesia do concelho com maior crescimento populacional.

Segundo o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, o objectivo é responder ao aumento do número de alunos, sentido sobretudo na zona urbana, permitindo “aliviar” as EB 2,3 José Saraiva e D. Dinis, que se encontram sobrelotadas. “Mesmo com a ampliação da D. Dinis, o concelho precisará de uma nova escola”, afirmou Gonçalo Lopes, durante a reunião de câmara descentralizada, realizada nos Parceiros.

Na ocasião, o autarca adiantou que a localização da futura escola está a ser estudada com a Junta de Freguesia, mas a intenção é que possa ficar próxima do centro escolar, de forma a criar “um ecossistema educativo”, apoiado pelo parque desportivo, recentemente requalificado, e pelo pavilhão.

“Ficaremos com condições de excelência para ter uma formação plena”, disse Gonçalo Lopes, frisando que a solução permitirá também rentabilizar o investimento feito naqueles equipamentos desportivos.

A ampliação do centro escolar dos Parceiros é outra das necessidades identificadas, face ao crescimento do número de alunos. “No universo do 1.º ciclo tivemos mais 100 alunos nos últimos dois anos, sem contar com a Azoia”, revelou a vereadora da Educação.

Já a coordenadora do centro escolar alertou para a necessidade de resolver os problemas relacionados com o serviço de internet e reconheceu a “mais-valia” que foi a intervenção feita recentemente no telheiro.

Ainda na área da educação, Gonçalo Lopes adiantou que há a perspectiva de ampliação da creche/ infantário Superninho, na Urbanização de Santa Clara