Saúde

Leiria quer criar Associação de Familiares e Amigos dos Utentes dos Serviços de Saúde Mental

4 mai 2024 09:00

Iniciativa decorre na terça-feira, dia 7 de Maio, às 11 horas, no Hospital de Santo André

leiria-quer-criar-associacao-de-familiares-e-amigos-dos-utentes-dos-servicos-de-saude-mental

Leiria quer criar uma Associação de Familiares e Amigos dos Utentes dos Serviços de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL).

Nesse sentido, o serviço social desafia a comunidade e os seus profissionais para uma acção de sensibilização e angariação de inscrições para a criação daquela entidade, que decorrerá na terça-feira, dia 7 de Maio, pelas 11 horas, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

A legislação de 2021 (decreto de lei 113) estabelece os princípios gerais e as regras da organização e funcionamento dos serviços de Saúde Mental e define as competências, composição e funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde Mental, órgão consultivo de âmbito local, destacando que, este órgão deve ser composto por “um representante de associações de utentes do respectivo serviço local de Saúde Mental e um representante de associações de familiares”.

"Ao abrigo desta legislação é para todos nós muito pertinente a criação de uma associação que integre familiares e amigos dos nossos utentes dos serviços de Saúde Mental, não só pela questão legal, mas por todo o apoio, suporte e dinâmica que podem disponibilizar dentro e fora das portas da ULSRL", admitem Sílvia Mendes e Sandrina Lopes, mentoras da iniciativa e assistentes sociais do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do hospital de Leiria.

A sessão conta com a participação de Joaquina Castelão, presidente da Associação Familiarmente, e de Filipa Tróia, assistente social da Coordenação Regional de Saúde Mental.

A entrada neste evento é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória que pode ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/d/1PCO3tQ9iZyIprG08vHIqWyU7vJ5FhMBaEjB8DVRxd-I/viewform?edit_requested=true