Sociedade

Leiria recebe comemorações do Dia da Europa com a presença de vice-presidente do Parlamento Europeu

6 mai 2023 09:00

Na tarde deste sábado haverá várias actividades. As celebrações oficiais decorrerão na terça-feira, 9 de Maio, data em que se assinala o Dia da Europa.

leiria-recebe-comemoracoes-do-dia-da-europa-com-a-presenca-de-vice-presidente-do-parlamento-europeu
Dia da Europa assinala-se a 9 de Maio
DR

O vice-presidente do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira, a comissária europeia da Coesão e das Reforma Elisa Ferreira e a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, irá marcar presença nas comemorações do Dia da Europa, que se assinala na terça-feira, dia 9, em Leiria.

Organizadas pelo Parlamento Europeu em Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Lisboa, em colaboração com o município, as celebrações têm início este sábado, dia 6, com um encontro entre eurodeputados e jovens, subordinado ao tema Democracia em acção - os jovens como embaixadores de participação cívica e democrática, a realizar entre as 14 e as 17:30 horas na Igreja de São Pedro.

Também este sábado, pelas 18 horas, haverá um debate entre os eurodeputados João Albuquerque (PS, S&D) e José Gusmão (BE, GUE/NGL) e cidadãos, subordinado ao tema EUropa no centro, a realizar no Leiria Shopping. Às 19:30 horas, neste mesmo espaço, será exibido o filme Simone - viagem do século, sobre a vida de Simone Veil, uma das grandes mulheres e personagens políticas do século XX

Já na terça-feira, dia 9, programa inclui um conjunto de actividades abertas ao público, a decorrer no Largo de São Pedro, entre as 14 e as 18 horas, desenvolvidas em colaboração com o Politécnico de Leiria e com a participação de escolas do concelho, onde se inclui a pintura de um mural alusivo aos valores europeus, jogos tradicionais dos diferentes Estados-Membros da União Europeia e oficinas de serigrafia e de criação plástica.

A sessão protocolar do dia 9 decorrerá no Castelo, a partir das 15 horas, com discursos de  Pedro Silva Pereira, de Elisa Ferreira e de Mariana Vieira da Silva e uma sessão intitulada Impacto da UE em Portugal, que dará a conhecer projectos de todo o País co-financiados pela União Europeia.

Também Às 15 horas, a Igreja de São Pedro acolhe um espectáculo de hip pop, seguido da actuação dos Pequenos Cantores de Leiria e, às 17:30 horas, um concerto com Margarita Kumpan, violinista ucraniana.

O programa completo pode ser consuldo aqui.