Sociedade
Leiria recebe marcha mundial pela endometriose
Evento decorre amanhã para divulgar doença ginecológica feminina.
Amanhã, dia 25, decorre, em centenas de cidades por todo o mundo, a WorldWide Endomarch, Marcha Mundial de Divulgação da Endometriose. A Mulherendo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, organiza, em Portugal, a Marcha e Corrida Solidária Endometriose, em duas cidades do País: Leiria e Quarteira.
Na cidade do Lis, a marcha tem início pelas 15 horas na Praça Rodrigues Lobo. Em comunicado, a associação frisa que o objectivo é que este evento, organizado pelo quarto ano consecutivo, "tenha a representatividade que merece".
"Este ano, além da marcha, vamos promover a realização simultânea de uma corrida e de várias acções de divulgação que decorrerão na manhã desse mesmo dia."
A participação é gratuita mas, para receber o kit de participação (que inclui uma t-shirt, informação e uma água), deve ser feita inscrição prévia através do site.
A endometriose é "uma das doenças ginecológicas mais comuns na mulher em idade reprodutiva e, na maioria das mulheres, não tem cura”, podendo “apenas ser controlada”.
"Estima-se que afecte aproximadamente 2 a 17% da população feminina em geral e cerca de 50 a 70% de mulheres com sintomas em idade reprodutiva."
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.