Desporto

Leiria Sobre Rodas regressa este fim-de-semana com a 10.ª edição

28 set 2023 13:00

Evento acontece entre amanhã e domingo, com a presença de pilotos bem conhecidos dos fãs do automobilismo

leiria-sobre-rodas-regressa-este-fim-de-semana-com-a-10a-edicao
Um dos momentos altos do evento é o Leiria Gold Challenge
Município de Leiria

É já amanhã, 29 de Setembro, que inicia a 10.ª edição do Leiria Sobre Rodas, onde o barulho dos motores a combustão e o sossegado ruído das viaturas eléctricas se misturam para animar a cidade até domingo.

Um dos momentos altos do evento, organizado pelo município, é o Leiria Gold Challenge. A competição motorizada, que em 2022 trouxe a Leiria o mundialista Dani Sordo e o mítico piloto gaulês Pierre Lartigue, conta este ano com cinco cabeças-de-cartaz: Kris Meeke, François Delecour e Adruzilo Lopes (Ralis), Gerard de Rooy (Todo-o-Terreno) e Pedro Lamy (Velocidade).

Mais de 20 pilotos, divididos entre viaturas Rally2 e Rally4, lutam na pista desenhada por Pedro Matos Chaves, no parque de estacionamento do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, pelos 18.500 euros de prémios monetários em disputa.

No evento há ainda espaço para o LeiriaMotorshow, organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, Track Days e Drift Shows, assim como a vertente dedicada às viaturas clássicas, com exposições temáticas para todos: 75 Anos Lotus, 75 anos Land Rover, 60 Anos Mini Cooper, 40 Anos Peugeot 205, e espaços dedicados ao DTM, Gran Turismo, 100 Anos BMW Motorrad, 120 Anos Harley-Davidson, entre outros.

Como é já hábito, a cidade do Lis é também palco do tradicional Passeio de Clássicos, no domingo, com viaturas das décadas 40 a 80, num percurso alargado que culmina com uma gincana no centro da cidade.

A paixão por Supercarros não ficou esquecida, e este ano Leiria recebe a visita do Ferrari Owners Club que, entre várias viaturas, leva o modelo do ‘cavallino rampante’ mais especial: o LaFerrari. A somar à marca transalpina juntam-se a Lamborghini, Aston Martin, Maserati, Bentley, Morgan e Alpine.

Por seu turno, as viaturas eléctricas têm também um papel preponderante nesta edição, com destaque para a presença de Bernardo Sousa, ao volante de um Opel Corsa Rally4 Electric no LSR Electric Challenge.

O Fan Club do piloto português de MotoGP, Miguel Oliveira, marca também presença e leva a Leiria o simulador que dará ao mais rápido, a viagem para duas pessoas ao último Grande Prémio da temporada. 

Os melhores pilotos nacionais de todo-o-terreno também não faltam ao Leiria Sobre Rodas, que recebe de braços abertos o leiriense que em 2022 se sagrou campeão nacional absoluto desta modalidade, João Ferreira.

Destaque também para a presença das equipas BP Ultimate Adventure Team, compostas por Miguel Barbosa, Luís Portela Morais, David Megre, Martim Ventura e Lourenço Rosa e ainda a Santag Racing, que leva à cidade do Lis, entre outros, Armindo Araújo.

Os passeios são também uma vertente de todas as edições do Leiria Sobre Rodas e, em 2023, o evento recebe os passeios: Mini Caribbean, NthusiastsPT - Club N Hyundai, MG Clube Portugal, Mustang, Porsche Club Portugal, Mini Honda, Vespas, Bicicletas Antigas, entre outros.

No evento não falta também uma área dedicada aos mais novos, com kartings eléctricos e outras animações, bem como a Feira da Automobilia.