Economia

Leiria tem dois candidatos a Empreendedor do Ano

18 set 2020 17:10

Segunda edição do Prémio criado pela Startup Lisboa para homenagear João Vasconcelos, antigo secretário de Estado, que era natural de Leiria

leiria-tem-dois-candidatos-a-empreendedor-do-ano
Hugo Venâncio e Nuno Fonseca
DR

Hugo Venâncio (CEO da Reatia) e Nuno Fonseca (fundador da Sound Particles), ambos de Leiria, são finalistas do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2020, que será entregue na próxima sexta-feira, 25 de Setembro.

Hugo Venâncio é fundador e CEO do Reatia, plataforma de metasearch que, usando inteligência artificial, agrega os imóveis disponíveis no mercado imobiliário português, sejam eles de particulares ou de agências imobiliárias, e que hoje é líder de mercado, com mais de 8.000 utilizadores, segundo a nota de apresentação disponível no site da Startup Portugal, entidade que organiza o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano.

Nuno Fonseca, doutorado em Engenharia Informática, é fundador e CEO da Sound Particles, empresa de software áudio 3D usado em todos os grandes estúdios de Hollywood, em produções como Game of Thrones, Frozen 2 ou StarWars 9. É também ex-docente do Politécnico de Leiria e fez apresentações em Stanford, TEDx, Apple, Skywalker, Disney, Warner Bros, Sony Pictures, Fox, Universal e Pixar, refere a Startup Portugal.

O Prémio João Vasconcelos foi criado no ano passado como forma de homenagear o primeiro director executivo da Startup Lisboa e antigo secretário de Estado da Indústria, natural de Leiria, que faleceu em Março de 2019.

Visa reconhecer e premiar anualmente o empreendedor ou equipa de empreendedores de um projecto com actividade permanente em Portugal, que se destaque pela sua capacidade de liderança e pela evolução ao longo do ano.

Os critérios de avaliação das candidaturas são: visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.

O prémio, no valor de 10 mil euros, será entregue a 25 de Setembro, dia do Demo Day da Startup Lisboa.