Desporto
Leiria vai transformar-se na "capital nacional do xadrez"
Estádio Municipal recebe a partir de domingo três campeonatos nacionais da modalidade
A partir de domingo e durante nove dias, Leiria vai receber três dos principais campeonatos nacionais de xadrez que vão ser disputados por cerca de 80 jogadores.
"Leiria transforma-se na capital nacional do xadrez", enaltece o município em nota de imprensa, onde indica que as competições se realizam na tribuna do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
Entre os jogadores e clubes inscritos, a autarquia salienta o emblema leiriense Corvos do Lis que "terá um contingente aproximado de dezena e meia de participantes, todos eles muitos jovens, com destaque para Leonor Cordeiro, de 9 anos, e os gémeos Manuel e Henrique Basílio, de 11".
O Campeonato Nacional Feminino arranca domingo com os ritmos de semi-rápidas e rápidas. Ao longo da próxima semana, de 12 a 16 de Setembro, disputa-se o ritmo clássico.
Já o Campeonato Nacional Individual Absoluto começa na segunda-feira. Considerada a prova de clássicas individual mais importante do calendário, estende-se até 19 de Setembro numa competição fechada que se disputa no sistema de todos contra todos a nove rondas pelos dez mestres que melhores resultados obtiveram no último ano.
Por último, o Campeonato Nacional Amador disputa-se no final da próxima semana, de 15 a 18 de Setembro, primeiro com prova de clássicas e depois com ritmos de semi-rapidas e rápidas.
As competições inserem-se na programação de Leiria, Cidade Europeia do Desporto.