Sociedade

Líder do PSD de Leiria apoia candidatura de Coimbra

7 jun 2018 00:00

Leiria foi o primeiro concelho a assumir a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

lider-do-psd-de-leiria-apoia-candidatura-de-coimbra-8758

O presidente da Distrital do PSD de Leiria, Rui Rocha, integra a equipa responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, posição que deixou alguns sociais-democratas surpreendidos, uma vez que Leiria foi a primeira cidade a anunciar a candidatura ao mesmo projecto.

Rui Rocha garante ao JORNAL DE LEIRIA que se tratou de um convite pessoal e que é enquanto gestor e economista que integra o grupo de trabalho da candidatura de Coimbra. “Lamento que as pessoas só reconheçam Rui Rocha como presidente da Distrital do PSD. Sou uma pessoa com um património muito maior em termos pessoais e profissionais. Recebi um convite que reconhece o meu trabalho técnico e enquanto gestor, até pela apreciação que foi feita enquanto presidente da Câmara de Ansião”, explica.

Raul Castro, presidente do Município de Leiria, considera que é “uma atitude individual” mas, “sendo presidente da Distrital do PSD terá consequências pela posição que tomou”. “Os leirienses não poderão deixar de achar estranho.”

“No mínimo é insólito. Desde o início que houve unanimidade em acompanhar e apoiar a candidatura de Leiria. Ainda em sede do PSD abordámos a questão de agregar os municípios do Oeste à candidatura de Leiria. Esta opção pessoal não pode ser representativa do PSD e dos seus municípios, que têm manifestado uma posição a favor de Leiria. Estou estupefacto com essa decisão e já pedi que me fossem reportadas as razões”, desafia Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha (PSD) e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Segundo o autarca, “o PSD distrital e o presidente da Câmara da Batalha assumem que estão de corpo e alma e dão o seu expresso apoio à candidatura de Leiria”. “Será uma marca fortíssima para a região e tudo faremos o que for possível para ajudar a candidatura a ser vencedora. Foi entendida como uma candidatura da CIMRL [Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria] e portanto é de uma região. Estou convencido que tem condições para sair vencedora.”

Falta união na candidatura por Leiria

“Surpresa” foi como Fernando Costa soube da posição de Rui Rocha na candidatura de Coimbra. O vereador  do PSD na Câmara de Leiria salienta que a pretensão do distrito conquistar a Capital Europeia da Cultura inclui toda a CIMRL e os municípios

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ