Viver

Little Berlin e Nada nas Mãos vencem o primeiro HaHaArt Film Festival

21 nov 2022 17:22

The Cannibal’s Last Meal, de Quan Chengxian, recebeu o Prémio do Público no festival de cinema de comédia realizado em Pombal

little-berlin-e-nada-nas-maos-vencem-o-primeiro-hahaart-film-festival
Little Berlin, de Kate McMullen, com voz off de Christoph Waltz

Pela originalidade da ideia de olhar para um evento histórico europeu do ponto de vista de um touro”, Little Berlin, de Kate McMullen, com voz off do mediático actor Christoph Waltz, venceu a categoria de melhor filme internacional do HaHaArt Film Festival, em Pombal.

A primeira edição do festival de cinema de comédia, que se realizou no último fim-de-semana, distinguiu Nada nas Mãos, de Paolo Marinou-Blanco, na competição de melhor filme nacional, “pela forma como explora o humor negro e a metanarrativa, pela narrativa hábil e pelo notável trabalho de interpretação”.

O Prémio do Público foi para The Cannibal’s Last Meal, de Quan Chengxian.

A organização do certame, que decorreu ao longo de três dias no Teatro-Cine de Pombal, realça aforte adesão por parte do público, com sessões matinais a atingir entre os 60 e 80 espectadores e a sessão de sábado à noite a lotar uma sala de cerca de 300 lugares”.

Ver uma sala cheia a assistir a cinema independente de comédia, dá-nos realmente vontade de exclamar ha ha ha”, lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.

O sentimento que fica é de orgulho por esta primeira edição e pelo impacto que teve na população, nos visitantes e no reconhecimento do cinema de comédia”, refere-se no texto em que é anunciado o regresso do HaHaArt Film Festival em 2023.

Lista completa de prémios:
Melhor Filme Internacional: Little Berlin, de Kate McMullen.
Melhor Realizador Internacional: Lars Mulle, com o filme Fish Fingers.
Menção Honrosa Melhor Filme Internacional: Cockpera, de Kata Gugić.
Menção Honrosa Melhor Realizador Internacional: Lewie Kloster e Noah Kloster, com o filme Stranger Than Rotterdam With Sara Driver.
Melhor Filme Nacional: Nada nas Mãos, de Paolo Marinou-Blanco
Melhor Realizador Nacional: Paolo Marinou-Blanco, com o filme Nada nas Mãos.
Prémio do Público: The Cannibal’s Last Meal, de Quan Chengxian.

Entre 18 e 20 de Novembro, a selecção final do primeiro HaHaArt Film Festival, organizado pelo CCP - Cineclube de Pombal em parceria com o município, contemplou a exibição de 50 curtas, de 21 países.

João Moreira (locutor e escritor responsável pela criação do personagem Bruno Aleixo, ao qual dá a voz), Tiago R. Santos (guionista de cinema e televisão e realizador), Liliana Rosa (professora e investigadora de cinema), Luís Azevedo (vídeo-ensaísta e cineasta) e Tiago Iúri (realizador e produtor do projecto Mov’Ilha) fizeram parte do júri.