Viver
Livro ilustrado conta a história dos irmãos Stephens e do vidro na Marinha Grande
Em 2022, celebra-se o Ano Internacional do Vidro, agora assinalado, pelo município da Marinha Grande, com um novo livro ilustrado.
Os Irmãos Stephens e o Vidro na Marinha Grande é o resultado de uma encomenda da autarquia à editora Barca do Inferno, de Leiria.
O texto é de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço assina as ilustrações.
O livro, já disponível no site da editora, conta histórias da Marinha Grande e da fábrica de vidro dirigida pelos irmãos Stephens, mas salienta que foi João Beare que construiu a primeira unidade industrial para o mesmo fim, naquela, à época, pequena aldeia.
“Se alguns trabalhadores da fábrica de Guilherme Stephens, portugueses e estrangeiros, vinham do tempo de João Beare, novos a eles se juntaram. Não admira, já que Guilherme e também João Diogo Stephens — seu irmão que veio ajudar a comandar os destinos da fábrica — tinham queda para o negócio, mas mais ainda para as pessoas. Eram delicados como os objectos que produziam na sua fábrica”, pode ler-se.
A primeira edição, com 36 páginas, é apresentada no formato 22 x 24,5 cm.
Recentemente, a Barca do Inferno disponibilizou outra obra que recupera parte da história do concelho da Marinha Grande, com foco na Praia da Vieira: Avieiros, a Vida Entre o Mar e o Rio.