Viver

Livro “S.A. Marionetas 25 Anos a Trabalhar para o Boneco” é lançado hoje em Alcobaça

7 out 2023 09:00

Durante o festival Marionetas na Cidade

livro-sa-marionetas-25-anos-a-trabalhar-para-o-boneco-e-lancado-hoje-em-alcobaca
Ao longo de 360 páginas, revela-se uma história já várias vezes premiada, em Portugal e no estrangeiro
S.A. Marionetas

A partir de Alcobaça, José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre estabeleceram a única estrutura profissional de criação para marionetas no distrito de Leiria, várias vezes premiada em Portugal e no estrangeiro.

Cerca de metade das 150 a 200 apresentações anuais da companhia acontecem no circuito internacional e na lista de países surgem a China, a Índia, a Rússia e a Tailândia, entre muitos outros, do Oriente ao Ocidente.

Fundada em 1997, a S.A. Marionetas chegou em 2022 aos 25 anos de actividade. Boa parte da história – certamente, a melhor parte – é contada no livro S.A. Marionetas 25 Anos a Trabalhar para o Boneco, um volume com 360 páginas que é lançado este sábado em Alcobaça.

A apresentação, por Ilda Velez, está agendada para as 17:30 horas, no Armazém das Artes – e integra o programa do 26.º Marionetas na Cidade, festival organizado pela companhia S.A. Marionetas.

Sábado e domingo, 7 e 8 de Outubro, últimos dois dias do festival, a decorrer na rua e dentro de portas, estão previstas duas dezenas de apresentações, com espectáculos de estruturas artísticas de Portugal, Itália, França, Japão, Espanha e Inglaterra.

Pela primeira vez, a S.A. Marionetas apresenta expostos ao público os bonecos do musical Avenida Q e a outra exposição patente do Armazém das Artes dá a conhecer os gigantes do espectáculo Lúmen, com três a cinco metros de altura.

Este sábado, pelas 21:30 horas, o Cine-Teatro João D'Oliva Monteiro recebe a projecção do filme As Aventuras do Príncipe Achmed, de Lotte Reiniger, considerada a primeira longa-metragem de animação, uma obra de 1926 baseada em marionetas de sombras que será musicada ao vivo por Arsénio Martins com o Aroma Jazz Trio.