Economia

Lixo marinho de Peniche vai alimentar indústrias de plástico

20 mai 2023 08:30

Numa fase inicial, o projecto visa remover cinco toneladas de lixo da costa de Peniche

lixo-marinho-de-peniche-vai-alimentar-industrias-de-plastico
O objectivo é que este projecto-piloto seja replicado noutros pontos do País
SeaRubbish2Cap
Daniela Franco Sousa

Retirar lixo do fundo do mar, da costa de Peniche, para que seja reciclado e incorporado em novos produtos, nas indústrias de plástico, é o propósito da JustDive (escola de mergulho profissional de Peniche) e da Bitcliq (empresa tecnológica de Caldas da Rainha), que, com esse objectivo, se juntaram, em consórcio, com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (da Universidade do Minho) e a Neutroplast (produtor de embalagens farmacêuticas de Sobral Monte Agraço).

O projecto SeaRubbish2Cap arrancou há cerca de um ano e, a meio do processo, já estabeleceu metas: remover cinco toneladas de lixo plástico da costa de Peniche, 2,5 das quais a transformar em produtos de valor acrescentado para o sector dos plásticos. Mas a ideia é que este projecto-piloto possa ganhar escala e ser replicado noutros pontos da costa.

Pedro Ramalhete, CEO da JustDive, explica ao nosso jornal que os mer

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ