Desporto

Lobos de Leiria criam projecto de ju-jitsu adaptado e desmistificam os desportos de combate

25 set 2023 09:00

O IncluJitsu acaba de ser lançado pelo clube Lobos de Leiria, da associação Asteriscos, que celebrou um protocolo com a associação Oasis para dar a conhecer a modalidade à população com deficiência

lobos-de-leiria-criam-projecto-de-ju-jitsu-adaptado-e-desmistificam-os-desportos-de-combate
Fábio Carril é o mentor dos Lobos de Leiria e da IncluJitsu
Ricardo Graça

O nome é IncluJitsu e visa dar à população com deficiência a possibilidade de praticar a modalidade de ju-jitsu em Leiria. Falamos do mais recente projecto dos Lobos de Leiria, que começou como um sonho do seu mentor, Fábio Carril, e teve início na semana passada em parceria com a Oasis - Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social.

“Era algo que ambicionávamos desde o ano passado, e que finalmente foi concretizado. Nesta fase temos dois grupos distintos, o primeiro com utentes com mais limitações, e o segundo mais apto, sendo que estas primeiras sessões servem sobretudo como aulas de diagnóstico”, explica Fábio Carril.

Se a prática de actividade física por parte destes utentes não é novidade, o ju-jitsu acaba por ser um novo desafio. “As modalidades de combate são diferentes. No caso do nosso ju-jitsu, temos a vertente de defesa pessoal, ou seja, saber defender- se, prever situações de perigo e evitá-las. E adaptamos sempre os exercícios ao público-alvo”, refere o mentor, defendendo a importância do projecto para “desmistificar que os desportos de combate são perigosos ou não são adequados a toda a população”.

No total participam mais de 10 utentes, entre os 21 e os 60 anos, com incapacidade cognitiva e intelectual, síndrome de Down e um invisual. “Um desafio muito engraçado foi com este praticante. Porque a noção do espaço é totalmente diferente. Há algumas estratégias que se criam, como colocar uma aparelhagem num dos cantos da sala, para ter uma referência de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ